A Honda do Brasil anunciou que vai trazer ao país em 2022 o X-ADV mais recente. O maxi scooter com elementos de big trail ganhou diversos aprimoramentos no final do ano passado.
Apresentado em 2016, o X-ADV se mostrou um surpreendente sucesso, principalmente na Europa, onde é o modelo mais vendido na marca. Embora não estejam disponíveis, os números de venda no Brasil também devem ser significativos para a fabricante justificar a continuidade de sua oferta.
O novo X-ADV conta com um discreto facelift que remodelou praticamente todos os painéis externos, inclusive os faróis, que agora contam com luzes diurnas de LED no meio das lentes. O assento também foi remodelado para permitir o alcance dos pés de forma mais fácil no chão. A sua altura é a mesma, 820 mm.
Por baixo de tudo, o chassi foi totalmente redesenhado para aumentar a capacidade de carga no porta-malas de 21 para 22 litros. O motor é o mesmo dois cilindros em linha da mais nova NC750X, com ajustes no sincronismo das válvulas e 600 rpm a mais, que rende 59 cv a 6.750 rpm e 7 kgf.m a 4.750 giros.
E, assim como a NC750X, o X-ADV recebeu um acelerador eletrônico que possibilitou a introdução de três modos de pilotagem e de controle de tração (que pode ser desligado), além do câmbio DCT opcional. No entanto, o maxiscooter conta com um painel de TFT mais moderno que contém o “Honda Smartphone Voice Control System”.
Como nos outros casos, a Honda do Brasil não anunciou o preço nem a disponibilidade do novo X-ADV, o que deve acontecer -em teoria – no primeiro semestre de 2022. Lembra-se do Forza 350? A marca o anunciou por aqui esse ano, mas até agora nada.