Por meio de nota oficial, a Honda Motos do Brasil anunciou que vai apresentar, em novembro, a XRE 300 Sahara, novo modelo da adventure média que homenageia a clássica moto dos anos 1990.
A novidade foi revelada na convenção anual dos concessionários, realizada ontem, 31 de outubro. Maiores detalhes referentes a versões, cores e preços sugeridos serão divulgados junto ao lançamento, programado para novembro, em data ainda a ser confirmada.
Apresentada em 1990, a NX350 Sahara era a evolução estradeira da XLX 350, dotada de uma carenagem integral com para-brisa, para-lama baixo e um design geral que remetia à Africa Twin e Dominator da época. Sua produção durou até 1999, quando foi substituída pela NX4 Falcon.
Pela imagem divulgada pela Honda, a nova XRE 300 Sahara traz a mesma proposta, dispensando o para-lama alto “bico de abelha” característico do modelo por uma peça rente à roda dianteira, semelhante ao modelo dos anos 1990 e também às últimas Yamaha Ténéré 250, disponíveis até 2019.
Nota-se ainda que a Honda parece ter alterado o braço oscilante, ou pelo menos a cor deste, que abandonou o prata alumínio característico para um preto fosco. O sistema de escapamento da motocicleta também parece ter passado por modificações.
Quanto ao motor, nada foi falado, mas surge a possibilidade de que o monocilíndrico de 291 cm³ derivado da CB300 e em atividade desde 2009 possa, enfim, ter sido substituído pelo 293,5 cm³ que equipa a nova Twister 300. Saberemos até o fim deste mês.