A Honda do Brasil anunciou hoje (16) que vai trazer no próximo mês a CB 650F e CBR 650F, que chegam com a missão de substituir a icônica CB 600F Hornet. Depois de 10 anos de muito sucesso, a moto deixará de ser fabricada.
Apresentada no final de 2013 na Europa, a CB 650F (juntamente com a carenada, CBR 650F) aportaram nas concessionárias europeias e norte-americanas no começo desse ano. Embora cheguem para substituir a Hornet, suas características dinâmicas são bem diferentes.
A Hornet sempre se destacou por ser praticamente uma CBR 600 “desnuda”, ou seja, a agressividade de seu motor de 4 cilindros e a qualidade de seu quadro em dupla trave de alumínio herdadas de sua irmã das pistas foram mantidas fazendo da moto um sucesso entre motociclistas que queria uma ‘CBzona’ com caráter esportivo.
Entretanto, a Hornet custava caro e logo a concorrência se mexeu. Em 2010, a Yamaha apresentou a XJ6, uma naked de proposta semelhante, mas com um motor mais brando e uma construção mais simples e barata. A marca dos diapasões acertou em cheio e, em setembro, a moto estava na liderança do segmento.
Menos esportiva, mais urbana
Seu sucesso (assim como o da remodelada CB500) fez a própria Honda parar para pensar. Assim nasceu a CB 650F, uma naked mais modesta (tanto na construção quanto no desempenho) que a Hornet.
A moto vem com um motor de 649 cm³ e quatro cilindros, que rende 87 cv à 8 mil RPM. São 15 cv à menos que a Hornet. Entretanto, o propulsor está mapeado para ter mais torque em baixos e médios regimes, uma das principais críticas de sua antecessora.
Com apenas 4 mil rpm, o motor da CB 650F já está oferecendo quase o torque total, enquanto que a Hornet, na mesma rotação, é bem mais fraca. Ou seja, a nova moto está menos potente, entretanto muito mais elástica e amigável, principalmente dentro das grandes cidades, onde seu desempenho é superior.
As diferenças continuam no quadro, que agora é de aço. Embora seja 4 kg mais pesado, a CB 650F é mais magra e parece mais leve. A suspensão dianteira deixou de ser invertida. Agora, são dois garfos convencionais e sem regulagens. Atrás, o monoamortecedor vem com 7 opções de pré-carga.
O painel é inteiramente digital, disposto em dois grupos, de forma muito semelhante ao visto na Kawasaki Z800. Ele mostra velocímetro, tacômetro, relógio, medidor gráfico de combustível e hodômetros parcial e total. Como em toda Honda, o C-ABS (combinado) é uma opção e os freios são da marca Nissin, com dois discos de 320 mm (dois pistões) na dianteira e um de 240 mm (pistão único) na traseira.
Na pista, as sensações são as melhores possíveis. A CB 650F é muito mais fácil de pilotar que a Hornet, sendo também muito mais confortável e amigável. Tão “na mão” que até poderia receber um motor ainda maior, se fosse necessário.
O mesmo pode-se dizer de sua irmã carenada, CBR 650F, um modelo de características técnicas semelhantes, porém mais indicado para quem pretende viajar com frequência. Sua (boa) carenagem torna-se incômoda na cidade, mas na estrada corta o vento com mais facilidade, se tornando assim mais rápida, econômica e confortável nessa situação.
A CB 650F será oferecida nas cores tricolor (branco, azul e vermelho, uma referência à equipe de corridas HRC) e preta. Já a CBR 650F tem como opções a cor branca (somente com ABS) e vermelha (com ABS e Standard).
Os preços partem de R$ 28.990 (standard) e R$ 31.190 (ABS) com acréscimo de 500 reais na versão tricolor. A CBR 650F sai da concessionária por R$ 30.690 (standard) e R$ 32.890 (ABS). Preços competitivos para frear a liderança da Yamaha XJ6. A moto estará disponível em novembro.
Honda CB 650F (e CBR 650F) – Ficha Técnica
Motor: quatro cilindros, 4 tempos, DOHC, refrigeração líquida, 649 cm³
Diâmetro x curso (mm): 67,0 x 46,0
Alimentação: Sistema de injeção eletrônica (PGM-FI)
Potência máxima: 87 CV a 11.000 rpm
Torque: 6,4 kgfm a 8.000 rpm
Taxa de compressão: 11.4 : 1
Embreagem: Multidisco em banho de óleo
Transmissão: 6 marchas
Chassi: do tipo diamante de aço
Suspensão dianteira: Garfo telescópico com 120 mm de curso
Suspensão traseira: amortecedor ‘Mono-shock’com 128 mm de curso
Freio dianteiro: 2 discos de 320 mm e 2 cálipers (ABS combinado como opcional)
Freio traseiro: 1 disco de 240 mm e 1 cáliper (ABS combinado como opcional)
Pesos e Dimensões
Comprimento: 2.110 mm
Largura: 775 mm
Altura: 1.120 mm
Altura do assento: 810 mm
Tanque de combustível: 17,3 litros
Peso (a seco): 192 kg, 194 kg (ABS)
Pneu dianteiro: 120/70 ZR17M/C
Pneu traseiro: 180/55 ZR17M/C