A Honda confirmou ontem (8) a chegada do Forza 350 às concessionárias brasileiras ainda esse mês. O scooter médio que faz sucesso na Europa substitui o SH300i a partir de R$ 47.000,00.
Apresentado na Europa em 2020, o Forza 350 é uma evolução do Forza 300, que já vigorava desde 2014. O motor é um monocilíndrico de 330 cm³ com quatro válvulas e refrigeração líquida que desenvolve 29,2 cv a 7.500 rpm e 3,24 kgf.m de torque a 5.250 rpm. Conto toda a história do scooter desde 2001 aqui.
Em linhas gerais, o Forza 350 destaca-se principalmente pelo visual mais esportivo. Com rodas de alumínio de 15 polegadas na dianteira e 14 na traseira, sua inspiração vem das CBRs da Honda. Com apenas 176 kg de peso a seco, o scooter promete oferecer muita agilidade no trânsito. A transmissão é do tipo CVT.
Além do design moderno, o Forza 350 vem recheado de tecnologia e conforto. A chave do tipo presencial (Smart Key) controla tanto a ignição quanto o travamento do assento (a 780 mm do solo) e o top case opcional de 45 litros. O compartimento permite a colocação de dois capacetes e pode ser dividido.
Na parte traseira do escudo frontal, o compartimento do lado esquerdo tem tampa com chave e o seu espaço pode ser arranjado segundo as conveniências do condutor, podendo receber um smartphone ou uma pequena garrafa de água. O espaço ainda possui uma tomada USB.
O painel de instrumentos conta com velocímetro e conta-giros analógicos, além de um mostrador digital ao centro que informa hodômetro total e parcial, autonomia, consumo instantâneo, consumo médio, cronômetro, temperatura ambiente e tensão da bateria. O para-brisa de 180 mm pode ser regulado eletricamente em mais 40 mm.
Para completar, o Forza 350 ainda conta com um controle de torque (HSTC), útil para motociclistas inexperientes, e que pode ser desligado no lado esquerdo do guidão. Toda a iluminação é de LED e as setas agora vem com uma função de freio de emergência, que piscam quando o scooter tomba, como outros modelos da Honda.
Sua chegada ao Brasil era para ter acontecido no primeiro semestre de 2021 mas, como bem sabemos, aconteceu uma pandemia global no meio do caminho, o que atrasou os planos. O modelo, no entanto, não será fabricado em Manaus e sim importado da fábrica da Honda na Tailândia.
Na Europa, o Forza 350 é oferecido em cinco cores: preto perolizado, branco perolizado, cinza metálico, cinza perolizado e azul perolizado. No Brasil, de início, haverá apenas uma opção, a cinza metálico, com preço sugerido de R$ 47.000,00 (base Distrito Federal). A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.