A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou hoje (27) a contratação de Luca Marini para ocupar a vaga deixada por Marc Márquez na equipe Repsol. O irmão de Valentino Rossi vai pilotar a RC213V por duas temporadas.
A confirmação veio em um anúncio curto, de apenas um parágrafo, sem declarações de ambas as partes, apenas revelando as principais conquistas de Marini. O italiano de 26 anos será companheiro de Joan Mir em 2024 e 2025.
Marini, que é filho da mesma mãe de Valentino Rossi, ingressou na MotoGP em 2021 pela equipe do irmão, a VR46. Apesar da imagem de protegido do famoso eneacampeão, seu números são bem competentes: seis vitórias e 15 pódios na Moto2, além de um vice-campeonato.
Fora das pistas, Marini é conhecido por ser bem diferente de Valentino, apresentando uma personalidade muito mais contida. O italiano chega à Honda com a principal missão de ajudar a reconstrução da equipe após a era Marc Márquez, que encerrou no GP de Valência de ontem (26).
Marini vai testar a moto pela primeira vez amanhã, no primeiro teste coletivo visando 2024, ainda no circuito de Valência. A VR46 ainda está por anunciar o seu substituto. O mais cotados são Fabio di Giannantonio e Fermin Aldeguer.