A Honda do Brasil surpreendeu ao anunciar na última sexta-feira (20) uma série de novidades para 2019. A principal delas é a volta da CB1000R, modelo que foi inteiramente reformulado na Europa no final do ano passado.
Apresentada no Salão de Milão de 2017, a nova CB1000R possui o design inspirado no conceito Neo Sports Café, que mistura elementos modernos e clássicos na mesma proporção. O farol da moto, por exemplo, é redondo, mas com iluminação de LED.
Outra solução incomum, pelo menos para o público brasileiro, é o suporte de placa montado lateralmente na balança traseira. A solução estilística é bem popular na Ásia e tem crescido também no ocidente.
Falando em balança, ela continua a ser apenas de um lado, o que deixa a mostra a roda traseira, algo que a antiga CB1000R já tinha. A ponteira de escapamento, no entanto, é mais pronunciada que a antiga, em virtude das novas normas antipoluição mais severas.
O motor é o mesmo da CBR1000RR Fireblade, ou seja, um quatro cilindros em linha de 998 cm³ capaz de desenvolver (na naked) 145 cv, quase 20 cv à mais do que a antiga (dados europeus). O chassi de alumínio, por outro lado é novo, assim como as bengalas invertidas Showa SFF-BP.
Em termos eletrônicos, a CB1000R é corretamente atualizada, contando com três modos de pilotagem, de controle de tração e freio motor. O painel é totalmente digital em TFT e a embreagem é do tipo deslizante, o que deixa o manete mais leve e minimiza o travamento da roda traseira em reduções bruscas.
A Honda do Brasil não informou exatamente quando as vendas começam assim como o preço. Na Europa, são oferecidas duas versões: Standard e Plus (+) por cerca de € 15.000 euros (R$ 64.000) e 16.000 (R$ 68.000), respectivamente.