Os primeiros veículos Honda a desembarcarem oficialmente no Brasil, há 50 anos, foram motocicletas. E, para comemorar essa rica história, a marca japonesa pretende mostrar uma série de conteúdos especiais em suas redes sociais nos próximos meses.
No dia 26 de outubro de 1971, em um pequeno escritório estabelecido no bairro da Pompéia, na cidade de São Paulo, a empresa deu início às operações da Honda Motor do Brasil Ltda. em solo nacional. As primeiras motocicletas desembarcaram no porto de Santos (SP) dando início a uma trajetória de crescimento, não apenas da marca, mas também do mercado de duas rodas no Brasil.
“Quando a Honda se instalou em Manaus, iniciou-se um extenso programa de desenvolvimento local. Além da construção de uma fábrica e da atividade fabril em si, houve a capacitação de profissionais, o aprimoramento conjunto com a cadeia de fornecimento e a implantação de projetos para preservação ambiental, contribuindo para o incremento socioeconômico de toda região”, comenta Issao Mizoguchi, atual conselheiro executivo da Honda South America e o primeiro brasileiro nomeado CEO da empresa na América do Sul, cargo que ocupou entre abril de 2014 e março de 2021.
Depois da chegada em 1971, a Honda deu início a um processo de nacionalização e, em 1976 inaugurou sua primeira fábrica brasileira, a Moto Honda da Amazônia. O primeiro modelo produzido pela fabricante em solo nacional, a motocicleta CG 125, ainda é o veículo mais vendido do Brasil, 45 anos depois. Para facilitar a compra, o Consórcio Honda surgiu em 1981.
“A Honda ocupa um lugar especial na vida de milhões de motociclistas no Brasil. São clientes que aprenderam a pilotar em uma Honda, que utilizam uma moto Honda em seu deslocamento diário e que também vivenciam a experiência prazerosa de lazer que só as ‘Asas da Liberdade’ proporcionam. Há, ainda, quem tenha memória afetiva com modelos icônicos da marca. É por isso que os 50 anos da Honda no Brasil é tão significativo para os apaixonados por motocicletas”, comenta Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos.
O sucesso no segmento de motocicletas abriu caminho para a Honda iniciar no Brasil sua operação de automóveis. Em 1992, foi a vez do Honda Accord desembarcar no porto de Santos (SP), como o primeiro automóvel importado pela marca. Em 1997, eles lançaram sua primeira fábrica de automóveis em Sumaré (SP) com a produção de 20 unidades do modelo Honda Civic, então em sua sexta geração, saindo diariamente da linha de montagem.
Desde então, a Honda nunca mais parou de se enraizar na cultura brasileira. Em 2000 surgiu o Banco Honda. Em 2001, os motores estacionários começaram a ser produzidos em Manaus. Em 2008 surgiu, em Sumaré (SP), o setor de PowerTrain, com foco nas atividades de fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes de motores. Em 2019 uma nova fábrica foi inaugurada na cidade de Itirapina (SP).
Com tanta história para contar, a Honda do Brasil lançou na última quarta-feira (30), em suas redes sociais, um vídeo elaborado em técnica de foto colagem, que relembra os principais fatos da empresa no Brasil, além de trazer a visão de futuro da marca para a mobilidade. A campanha também conta com um selo comemorativo, com as cores da bandeira do país e o slogan “Sonhos que Movem Gerações”, escolhido a partir de um concurso interno.
Para os canais digitais, o selo também possui uma versão em animação, que mostra a evolução da empresa ao longo destas cinco décadas. Até o final do ano, as páginas corporativas da Honda no Facebook e no Linkedin também apresentarão uma série de conteúdos especiais sobre a trajetória da empresa no Brasil. A campanha é assinada pela agência Publicis.