A Honda está participando oficialmente do festival Wheels & Waves, o mais importante da França com 12 modelos CB1000R customizados. O objetivo é celebrar o cinquentenário da CB750.
O modelo lançado no primeiro semestre de 1969 se transformou em um ícone da Honda e do motociclismo. Tanto é que a marca japonesa planeja relembrá-la outras vezes ao longo do ano e o Wheels & Waves, que acontece anualmente na cidade litorânea de Biarritz, é uma das principais vitrines.
Como a Honda não tem mais nenhuma tetracilíndrica de 750cc, a marca tem utilizado os modelos mais próximos de sua linha atual, ou seja, a CB650F e a CB1000R, que nos últimos anos ganharam uma nova plataforma baseada no conceito Neo Sports Cafe, ou seja, perfeita para emular a velha “Sete Galo”.
Os modelos apresentados no Wheels & Waves foram customizados em diferentes oficinas da Europa. Estas são apenas algumas delas. A “CB1000R-adical” foi feita pela Fuhrer Moto da Suíça e conta com pintura camuflada, guidão extra-baixo, rodas de carbono Rotobox feitas sob medida e escapamento Akrapovic.
A “Dirt Endurance” foi inspirada nas corridas de longa duração, como as 24 Horas de Bol D’Or e conta com uma carroceria nova, totalmente feita sob medida. Há indicações da história da marca, incluindo um “48” que simboliza a fundação da marca em 1948, além de uma citação de Soichiro Honda.
Menos radical, a CB1000R ‘Alfredo’ foi construída pela Hakuba Motos da Espanha e faz referência à Freddie Spencer, bicampeão mundial das 500cc pela Honda. Para fazer jus ao norte-americano, a motocicleta teve a sua esportividade destacada, com controles realocados e um sistema de escapamento feito à mão sob medida pela SC-Project.
A mais exótica, no entanto é, sem dúvida, a “Africa Four CRF1000R”, uma autêntica mistura de CB1000R com CRF1000L África Twin. A motocicleta construída na Suíça tem a suspensão dianteira cedida de uma CRF450, um novo farol dianteiro totalmente em LED, guidão de alumínio, para-lama alto e escapamento 4×1 para fazê-la roncar como nunca na terra.