A Honda anunciou hoje (19) o marco de 100 milhões de Super Cubs produzidas globalmente. O registro histórico foi comemorado com evento comemorativo no Japão.
A cerimônia aconteceu na fábrica de Kumamoto, com a presença de representantes dos municípios locais, fornecedores, assim como colaboradores e executivos da empresa, entre eles o presidente e CEO da marca, Takahiro Hachigo.
“A Honda Super Cub atende as expectativas de nossos consumidores e traduz a paixão da Honda em servir as pessoas em todo o mundo com a alegria de expandir o potencial de suas vidas“, disse Takahiro Hachigo, Presidente e Diretor Representante, CEO da Honda.
A produção em massa da Super Cub C100, teve início em Agosto de 1958, na planta de Yamato (hoje fábrica de Wako em Saitama). Hoje, a Honda produz motocicletas Super Cubs em dezesseis unidades, em quinze países ao redor do globo.
“Como resultado, a Super Cub tem sido admirada por consumidores ao redor do globo e foi capaz de atingir a marca de 100 milhões de unidades produzidas”, continuou Hachigo. “Por isso, a Honda continuará evoluindo de acordo com as mudanças dos tempos e se esforçando para oferecer produtos que vão além das expectativas de nossos consumidores“.
A primeira geração da Super Cub C100 ainda utilizava motor de 2 tempos. Contudo, logo a motoneta foi equipada com um inovador 4 tempos de 50cc, o que trouxe mais economia e durabilidade. Seu design único, com quadro de estrutura rebaixados trouxe mais conforto e facilidade ao subir e descer da motoneta e contribuíram para seu sucesso.
Em 2007, a Honda deu início à instalação de seu programa de injeção eletrônica na Super Cub C100, o que melhorou a desempenho ambiental do modelo. Mesmo passando por diversos avanços tecnológicos, o conceito básico e seu estilo geral se mantiveram inalterados, até os modelos atuais.
Marcos importantes da Honda Super Cub
1958
Início das vendas do Super Cub C100 (motor a 4 cilindros, OHV de cilindro único refrigerado a ar, 49cc, potência de 4,5 cavalos).
1959
Início das exportações para os EUA.
1960
Início da produção na fábrica de Suzuka.
1961
A produção global cumulativa da série Super Cub alcançou o marco de 1 milhão de unidades. Além disso, a produção baseada em conjuntos de componentes começou em Taiwan, sendo a primeira produção fora do Japão.
1964
As vendas do Super Cub C65 (o primeiro motor OHC) começaram.
1966
Início das vendas do Super Cub C50 (motor OHC).
1974
A produção global cumulativa da série Super Cub atingiu o marco de 10 milhões de unidades.
1983
Início das vendas de Super Cub 50 Super Custom. Alcançado o consumo de combustível de 180 km/ itro (valor de teste de velocidade constante de 30 km/h).
1988
Vendas de Press Cub começaram.
1991
Produção transferida para a fábrica de Kumamoto.
1992
A produção global cumulativa da série Super Cub atingiu um marco de 20 milhões de unidades.
1997
As vendas de Little Cub começaram.
2005
A produção global cumulativa da série Super Cub atingiu um marco de 50 milhões de unidades.
2007
O sistema de injeção de combustível controlado eletronicamente, o PGM-FI da Honda, foi instalado no Super Cub 50, Press Cub 50 e Little Cub.
2008
A produção global cumulativa da série Super Cub atingiu o marco de 60 milhões de unidades. 50º aniversário das vendas da Super Cub.
2009
Início das vendas do Super Cub 110 e Super Cub 110 Pro.
2012
Super Cub 110 e Super Cub 50 sofreram uma mudança de modelo completa.
2013
As vendas de Cross Cub começaram.
2014
O Super Cub tornou-se o primeiro veículo tridimensional a obter um registro de marca no Japão. A produção global cumulativa de motocicletas da Honda atingiu o marco de 300 milhões de unidades.
2017
Mudança de modelo do Super Cub 50, Super Cub 110, Super Cub 50 Pro, Super Cub 110 Pro.