Seis anos após ter sido descontinuada, a Honda CBR600RR deverá voltar a ser oferecida na Europa com o mesmo modelo que ainda é disponibilizado no Japão. A fabricante japonesa até já começou a campanha de divulgação.
Uma das supersports mais icônicas de seu tempo, a CBR600RR deixou de ser produzida na Europa em 2017 quando entraram em vigor as normas de emissões do Euro4. Sem muita demanda, a Honda preferiu concentrar seus esforços na mais pacata CBR650R.
Mas no Japão, onde as leis de emissões de poluentes são diferentes, a CBR600RR ganhou uma nova geração em 2020. O quadro e a balança são os mesmos, mas a carroceria tem uma nova aerodinâmica (com asas) inspirada na última CBR1000RR-R.
Outras mudanças significativas aconteceram na parte eletrônica. Graças a uma nova IMU, a CBR600RR ganhou controle de tração, modos de pilotagem, antiwheelie e controle de largada. O painel analógico foi substituído por uma tela TFT. A iluminação agora é toda de LEDs.
Do jeito como está no Japão, o motor tetracilíndrico de 599 cm³ está rendendo 121 cv a 14.000 rpm. Embora seja essencialmente o mesmo, tem uma nova árvore de cames, molas de válvula e virabrequim, sistema de exaustão, entre outros aprimoramentos.
Embora sua vinda à Europa tenha sido imediatamente descartada na época, parece que a Honda mudou de ideia. O fato é que o segmento supesport não foi totalmente extinto. A Kawasaki acaba de lançar uma ZX-6R atualizada, que também está de volta ao mercado europeu em 2024.
E é com o enfoque totalmente esportivo que a Honda trará a nova CBR600RR. De acordo com a imprensa europeia, a motocicleta será lançada nas 8 Horas de Suzuka, a corrida de longa duração mais importante do motociclismo, entre 4 e 6 de agosto.
É possível, portanto, que a nova CBR600RR seja oferecida sem a possibilidade de ser emplacada. Mas o vídeo teaser de divulgação (abaixo) mostra, de relance, o que parece ser a haste do espelho retrovisor, item naturalmente obrigatório para uso em rodovias. O que você acha que é?