O segmento Supersport vive. Depois da confirmação da chegada de uma nova Kawasaki Ninja ZX-6R, recebemos também hoje (21) um documento de homologação que sugere a volta da Honda CBR600RR, pelo menos ao mercado norte-americano em 2019.
O documento foi emitido pelo Conselho de Emissões da Califórnia (CARB) e descoberto pela imprensa holandesa. A nota traz detalhes sobre o motor da motocicleta, que deve manter a mesma cilindrada (599cc), mas possui uma numeração técnica diferente.
Outro detalhe é o peso de 280 kg, dez a mais que o convencional, o que pode ser conferido no EIM ou “Equivalent Inertia Mass” (abaixo). Trata-se de uma unidade usada pelos norte-americanos para medir as emissões do veículo totalmente carregado de forma justa. O obstáculo é enquadrar o motor às novas normas antipoluição atuais.
Nos Estados Unidos, no entanto, o presidente Donald Trump já especulou em afrouxar esses limites, principalmente na Califórnia, estado onde as leis antipoluição são especialmente fortes. Esse detalhe pode ser um dos fatores de estímulo para a Honda em um eventual relançamento da CBR600RR.
Depois de décadas de sucesso nas pistas e nas estradas, a CBR600RR foi descontinuada em 2016 justamente por não se enquadrar às normas antipoluição do Euro4. A Honda calculou que acertar o motor custaria mais do que a procura pelo segmento Supersport tem atualmente.
De fato, o segmento sofreu um esvaziamento nos últimos anos. Atualmente, apenas a Yamaha possui um modelo atualizado a YZF-R6. As demais, ou já saíram de linha ou devem sair, como é o caso das Suzuki GSX-R600 e GSX-R750. Contudo, o interesse da Honda (e da Kawasaki) pode significar uma nova aposta das marcas nesse nicho.