Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

Honda CBR1000RR-R pode ganhar versão SP2 em breve

Lucas Carioli 10 de setembro de 2021




Mal foi confirmada sua chegada ao Brasil e a Honda CBR1000RR-R pode ganhar uma versão ainda mais desenvolvida em breve. Trata-se da SP2, que já existia na geração anterior e voltaria para elevar ainda mais a performance da superbike.

Desenvolvida para fazer bonito no Mundial de Superbike e conquistar o título para a Honda – o que não acontece desde 2001, a CBR1000RR-R ainda não decolou no campeonato. Apenas um pódio foi conquistado em duas temporadas, bem atrás da Kawasaki Ninja ZX-10RR, Yamaha R1m e Ducati Panigale V4R.

De acordo com meios de comunicação japoneses, a Honda estaria desenvolvendo a Fireblade SP2 seguindo as últimas indicações apontadas por seus atuais pilotos, Alvaro Bautista e Leon Haslam, que muito se queixam em relação ao chassi e a geometria de suspensão. Aparentemente, as atuais especificações não funcionam a contento no WorldSBK.



Isso pode significar alterações na configuração de suspensão, como um novo ângulo de cáster, distância entre-eixos revista, braço oscilante modificado e até o quadro com pontos de rigidez alterados. Por outro lado, a potência do motor nunca foi motivo de críticas. Apenas a forma como é entregue à roda traseira.

Além disso, a CBR1000RR-R SP pode vir com uma nova eletrônica, já que hoje em dia a IMU mais desenvolvida também exerce uma grande influência no comportamento da motocicleta. A atual versão SP conta com uma centralina de seis eixos inerciais, uma das melhores disponíveis em motos de produção em série.

E produção também é algo que a Honda precisa se preocupar. O regulamento do campeonato exige que, pelo menos, 500 unidades anuais sejam comercializadas por, no máximo, € 45.000. Com a atual versão SP batendo na casa dos 30.000 na Europa (R$159.900 no Brasil) a versão SP2 não pode ultrapassar esse teto.

Esta não é a primeira vez que a Honda lança um modelo SP2. A geração anterior, de 2016, tinha três versões simultâneas: standard, SP e SP2, com peças desenvolvidas em parceria com a HRC. A última vitória da marca no campeonato foi com o saudoso Nicky Hayden, no GP da Malásia daquele ano.




650

Tags: CBR1000RR-R Fireblade Honda Segredos

Continue Reading

Previous: Hornet pode voltar com 750cc em breve
Next: Ducati Multistrada V4 “Pikes Peak” é flagrada mais uma vez em testes

Leia também

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes
  • Segredos

Royal Enfield Himalayan 750 flagrada em testes

7 de agosto de 2025
Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900
  • Segredos

Triumph vai lançar modelos especiais da Tiger 900

6 de agosto de 2025
Veja os registros de patente da nova BMW F450GS
  • Segredos

Veja os registros de patente da nova BMW F450GS

3 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.