Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Endurance
    • Road Racing
      • Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Honda CBR1000RR-R Fireblade ganha aprimoramentos e edição comemorativa de 30 anos no modelo 2022

Lucas Carioli 23 de novembro de 2021




A Honda apresentou hoje (23), no Salão de Milão uma CBR1000RR-R aprimorada para 2022 e uma nova edição limitada da 30º aniversário da Fireblade SP que homenageia o modelo original lançado em 1992.

Os ajustes se concentraram em melhorar a direção e a aceleração no meio da curva, problemas diagnosticados pelos pilotos da Honda no Mundial de Superbike. A coroa da transmissão passou de 40 para 43 dentes, o que permite a utilização de marchas mais baixas e deixa a moto mais esperta. A segunda, por exemplo, passa de 200 km/h!

O fluxo de ar para o filtro foi ajustado para controlar a direção de admissão e geração de vórtice. O ar passa agora através de entradas mais estreitas e por três funis de admissão, com os canais 2 e 3 quinze milímetros mais curtos. O escapamento 4x2x1 tem uma nova seção intermediária para otimizar o fluxo de entrada e saída dos gases.



O motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³, que já havia sido bastante revisto no modelo 2020, permaneceu basicamente inalterado e rende 216 cv a 14.500 rpm e 112Nm (11,4 kgf.m) de torque máximo a 12.500 rpm. Entretanto, a taxa de compressão foi elevada de 13,2 para 13,4: 1.

Na parte eletrônica, o já sofisticado controle de tração de nove vias “Honda Selectable Torque Control” (HSTC) também foi atualizado. Para 2022, o tempo de intervenção foi reduzido para um controle mais suave e intuitivo, outro desenvolvimento direto da HRC e do envolvimento oficial no WorldSBK.

A versão SP conta com especificações mais altas, como uma suspensão semi ativa Öhlins NPX S-EC que continua basicamente a mesma, exceto pela carga do amortecedor TTX 36 S-EC ligeiramente reduzida no acelerador ride-by-wire para melhor resposta. O modelo ainda conta com freios Brembo Stylema de 4 pistões e rodas douradas.

Finalmente, a versão SP agora conta com uma edição limitada que comemora os 30 anos da Fireblade com uma pintura exclusiva desenhada por Hiroaki Tsukui, autor da versão original de 1992. Utilizando o mesmo fundo branco, os grafismos em azul e vermelho possuem o mesmo estilo “pincelada” que tanto sucesso fizeram nos anos 1990.

Além disso, a edição comemorativa conta com um assento azul (como a original), logotipos do 30º aniversário na tampa do tanque de combustível, uma tela de inicialização personalizada no painel, chave inteligente, número de série gravado a laser no garfo superior, e uma ponteira Akrapovic exclusiva.




Tags: Honda Notícias Salão de Milão Slider

Continue Reading

Previous: Yamaha apresenta nova MT-10 SP. Veja as fotos
Next: MV Agusta apresenta modelos adventure, de 550cc e 950cc

Leia também

Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040
  • Notícias

Honda CB 500 Hornet chega às concessionárias a partir de R$ 43.040

3 de junho de 2025
Suzuki V-Strom 800 com rodas de liga chega ao Brasil em agosto
  • Notícias

Suzuki V-Strom 800 com rodas de liga chega ao Brasil em agosto

30 de maio de 2025
Suzuki GSX-S1000 GX será disponibilizada no Brasil em junho
  • Notícias

Suzuki GSX-S1000 GX será disponibilizada no Brasil em junho

29 de maio de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.