A Honda apresentou hoje (23), no Salão de Milão uma CBR1000RR-R aprimorada para 2022 e uma nova edição limitada da 30º aniversário da Fireblade SP que homenageia o modelo original lançado em 1992.
Os ajustes se concentraram em melhorar a direção e a aceleração no meio da curva, problemas diagnosticados pelos pilotos da Honda no Mundial de Superbike. A coroa da transmissão passou de 40 para 43 dentes, o que permite a utilização de marchas mais baixas e deixa a moto mais esperta. A segunda, por exemplo, passa de 200 km/h!
O fluxo de ar para o filtro foi ajustado para controlar a direção de admissão e geração de vórtice. O ar passa agora através de entradas mais estreitas e por três funis de admissão, com os canais 2 e 3 quinze milímetros mais curtos. O escapamento 4x2x1 tem uma nova seção intermediária para otimizar o fluxo de entrada e saída dos gases.
O motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³, que já havia sido bastante revisto no modelo 2020, permaneceu basicamente inalterado e rende 216 cv a 14.500 rpm e 112Nm (11,4 kgf.m) de torque máximo a 12.500 rpm. Entretanto, a taxa de compressão foi elevada de 13,2 para 13,4: 1.
Na parte eletrônica, o já sofisticado controle de tração de nove vias “Honda Selectable Torque Control” (HSTC) também foi atualizado. Para 2022, o tempo de intervenção foi reduzido para um controle mais suave e intuitivo, outro desenvolvimento direto da HRC e do envolvimento oficial no WorldSBK.
A versão SP conta com especificações mais altas, como uma suspensão semi ativa Öhlins NPX S-EC que continua basicamente a mesma, exceto pela carga do amortecedor TTX 36 S-EC ligeiramente reduzida no acelerador ride-by-wire para melhor resposta. O modelo ainda conta com freios Brembo Stylema de 4 pistões e rodas douradas.
Finalmente, a versão SP agora conta com uma edição limitada que comemora os 30 anos da Fireblade com uma pintura exclusiva desenhada por Hiroaki Tsukui, autor da versão original de 1992. Utilizando o mesmo fundo branco, os grafismos em azul e vermelho possuem o mesmo estilo “pincelada” que tanto sucesso fizeram nos anos 1990.
Além disso, a edição comemorativa conta com um assento azul (como a original), logotipos do 30º aniversário na tampa do tanque de combustível, uma tela de inicialização personalizada no painel, chave inteligente, número de série gravado a laser no garfo superior, e uma ponteira Akrapovic exclusiva.