Mesmo com o lançamento marcado para 4 de outubro, a imprensa mundial está ávida por maiores detalhes da nova CBR1000RR Fireblade 2017. Agora foi descoberto que principal superbike de rua da Honda contará com três versões diferentes.
Não estão claros quais serão os nomes escolhidos para essas versões, mas documentos e fontes dentro da Honda apontam para uma versão standard, outra chamada de SP-1 (intermediária) e a topo de linha SP-2 (desenvolvida com ajuda da HRC). Contudo, essas designações poderiam ser apenas códigos internos da marca.
Segundo os britânicos do Motorcycle News, que foram em busca de maiores detalhes, isso explicaria as poucas mudanças vistas nessas fotos, tiradas em um autódromo na Croácia (!!) para fins publicitários e que originaram esse teaser publicado ontem (20). Eles acreditam que a versão em questão é a básica, não possuindo nenhuma das peças de alta especificação esperadas na SP-2.
Essa, por outro lado teria, sim, ingredientes que fariam a Fireblade dar um grande passo em relação ao modelo atual, que está se despedindo do catálogo por não cumprir com as novas normas antipoluição da Europa (Euro4). Por isso, o motor passou obrigatoriamente por algumas mudanças (no cabeçote e no sistema de exaustão, por exemplo), mas não foi o foco principal dos engenheiros da Honda.
A grande novidade é um extenso pacote eletrônico, que romperia com a tradição da linha Fireblade, sempre muito comedida nesse aspecto. A Honda, inclusive, estaria abdicando de algumas soluções caseiras (como o sistema C-ABS) e implementando dispositivos de terceiros como o ABS Bosch 9ME Plus e a badalada Unidade de medição Inercial (IMU), presente na rival de longa data, Yamaha YZF-R1.
A adição desses componentes (assim como suspensões semi-ativas Öhlins, entre outros) fariam a CBR1000RR ter um total controle eletrônico de suas reações, ou seja: com vários modos de pilotagem, de tração, de nível de bloqueio dos freios e de ajustes das suspensões em tempo real, pelo menos na versão SP-2. São características que BMW S1000RR, Kawasaki ZX-10R, Ducati 1299 Panigale e a citada R1 já possuem.
Embora o quadro e as tampas do motor sejam exatamente as mesmas da versão atual no modelo fotografado, a carenagem é inteiramente nova, principalmente na dianteira. As entradas de ar foram redesenhadas e os faróis possuem um design muito semelhante ao da CBR250RR apresentada na Indonésia, mês passado. A iluminação, inteiramente de LED’s é parecida com que as equipes utilizaram nas 8 Horas de Suzuka, em julho.
Tudo indica tratar-se mais de uma evolução e não de uma revolução, conforme esperado inicialmente. Entretanto, a nova Fireblade parece que irá trazer, sim, mais novidades do que parecia à primeira vista e que recolocarão a “lâmina de fogo” entre as melhores superbikes da atualidade.