A Honda realmente caprichou na nova geração da CBR1000RR Fireblade. Para os mais exigentes (e ricos) a marca japonesa preparou a SP-2, versão de homologação para o World Superbike com componentes especiais, que terá apenas 500 unidades anuais.
Este é o número mínimo de produção que o campeonato (o mais importante com motos de série do mundo) exige anualmente. A Honda, que já é líder na MotoGP, agora também quer voltar a ser competitiva no World Superbike e outras competições ao redor do mundo.
A versão SP-2 foi produzida em cooperação com a Honda Racing Corporation (HRC), o principal braço esportivo da marca. Eles garantem que toda a tecnologia deriva da RC213V-S e desenvolveram dois kits de competição, chamados de “Race” e “Sport”.
As principais mudanças são internas, dentro do motor. Enquanto os cilindros possuem exatamente o mesmo diâmetro, o cabeçote é 1 milímetro mais largo com válvulas de admissão 1,5 mm maiores (31.5mm de diâmetro) e válvulas de exaustão de 25.5mm. A taxa de compressão, no entanto é a mesma (13.0:1).
A câmara de combustão, por outro lado, tem um formato otimizado, com velas de alongadas e um sistema que funciona a base de água para melhorar a refrigeração dentro do bloco. Os pistões também são 8g mais leves e possuem um design exclusivo, com tratamento térmico, o que fortalece a área dos cilindros.
Nas carenagens, partes de fibra de carbono, detalhes folhados a ouro (!) e rodas Marchesini italianas, que reduzem a inércia em 18% na dianteira e 9% na traseira. O kit “Race” oferece mais de 80 peças diferentes, o que inclui escapamento de titânio, ECU reprogramada, novo braço oscilante e freios mais potentes. O único porém é que não poderá ser utilizado em estradas.
O kit “Sport” também liberta o desempenho total do motor, com um novo virabrequim da HRC, novas molas de válvulas, ECU reprogramada e outro escapamento completo. Naturalmente, seu uso longe das pistas de corridas está vetado. A Honda, no entanto, ainda não informou a diferença de preços entre os dois pacotes.
Os principais divulgadores da nova CBR1000RR Fireblade SP-2 serão os pilotos oficiais da Honda no World Superbike, Nicky Hayden e Stefan Bradl. O norte-americano, campeão mundial de MotoGP em 2006 já fez até um vídeo acelerando a máquina no circuito Ricardo Tormo, em Valência, na Espanha.