Para a tranquilidade geral, a Honda anunciou, nos últimos dias, a continuidade da linha 650cc no Brasil por mais um ano. Os modelos CB650R e CBR650R permanecem inalterados, apenas com uma nova opção de cor.
Trata-se da tonalidade verde fosco, disponível apenas para a versão naked. Além desta, os clientes podem optar pelo vermelho ou cinza metálico. O preço público de R$ 51.100,00 têm como base o Distrito Federal e não incluem despesas de frete e seguro.
Sua versão carenada, CBR650R, que substitui a superesportiva pura CBR600RR no segmento de médias, também não sofreu alterações significativas. As opções são as cores vermelho e cinza fosco. Os preços partem de R$ 53.790,00. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.
Atualizadas em 2019, tanto a CB650R quanto a CBR650R são bem modernas com quadro Diamond de aço, garfos invertidos Showa SFF (de funções separadas para cada tubo), freios com pinças de quatro pistões e painel digital TFT comunicável com o seu smartphone.
Mas o melhor de tudo continua sendo mesmo o motor, um quatro cilindros em linha com a bancada inclinada 30º à frente que entrega 88,4 cv a 11.500 rpm e 6,13 kgf.m a 8.000 rpm. Não são números alucinantes, mas o que cativa aqui é a suavidade de funcionamento e o ronco. Ah, o ronco…
A reação mista com a Hornet 750 bicilíndrica certamente fez a Honda preferir não arriscar. É claro que a novidade não estará no Brasil em 2023, mas mesmo na Europa a linha 650cc continua. Indiretamente as duas vão concorrer entre si e será interessante avaliar o desempenho delas na pista – e nas vendas.