A Honda anunciou hoje (1º) novidades na linha CB650 2021 na Europa. As médias tetracilíndricas ganharam mudanças significativas no motor, suspensão e usabilidade.
Para enquadrar as motocicletas às normas de emissões do Euro5, que passam a valer definitivamente em 1º de janeiro, a Honda revisou o formato do virabrequim (com sincronismo de admissão alterado) e mudou os parâmetros da centralina eletrônica.
Também foram realizadas mudanças no escapamento e no conversor catalítico, o que fez o peso geral aumentar cerca de 500g. Apesar disso, a marca afirma que manteve a potência de pico, ou seja, 95 cv e 6,52 kgf.m de torque.
Mudanças mais significativas foram feitas na suspensão, com a adoção de novos garfos invertidos Showa BPF, de funções separadas para cada bengala. A marca garante que elas oferecem uma melhoria significativa na sensação comparada com o modelo atual.
O suporte de placa agora é de aço (em vez de plástico) e os painéis de carenagem superior e inferior da CBR650R foram alterados para combinar “musculatura com linhas e ângulos estreitos”, embora seja bem difícil notar as diferenças.
A motocicleta também ganhou uma nova entrada USB sob o assento, para recargas mais práticas, painel com novo ângulo e fonte maior (para tornar a leitura mais agradável) e uma posição de guidão ligeiramente alterada na CB650F, o que melhorou o manuseio em baixa velocidade.
Preço e disponibilidade não foram anunciados, mas é provável que os dois modelos estejam disponíveis nas concessionárias europeias até o final do ano. No Brasil, sua chegada deve acontecer no segundo semestre de 2021.