Juntamente com a nova CB500 Hornet, a Honda do Brasil anunciou a chegada às concessionárias brasileiras da NX 500, sucessora da CB500X. Mas trata-se, na verdade, da mesma moto com atualizações.
Revelada pela primeira vez no Salão de Milão de 2023, a NX 500 é a nova denominação da CB500X, em uma reorganização promovida pela Honda. O objetivo é separar melhor as linhas de modelos, além de aproveitar o próprio legado histórico.
E, no passado da Honda, podemos ver que a linha NX batiza as aventureiras mais sisudas da marca, aquelas que preferiam ficar no asfalto à ingressar no off-road. A NX 650 Dominator, marcou época no exterior, além das brasileiras NX 200 e NX 350 Sahara.
Dito isso, a NX 500 é basicamente a mesma CB500X de antes. Está lá o mesmo motor monocilíndrico de 471 cm³ que rende 49,8 cv a 8.500 rpm e 4,50 kgf.m de torque máximo a 7.000 rpm. O chassi tubular de aço tem vigas mais finas para aliviar 3 quilos de peso.
Isso foi necessário porque a carroceria foi totalmente remodelada para ficar parecida com a Transalp 750 e Africa Twin 1100, ganhando volume – e peso. Farol e lanterna traseira são de LED e uma central eletrônica mais avançada foi instalada.
Graças a ela, a NX 500 tem um novo painel digital de TFT legítimo (o mesmo da CB 500 Hornet) com conexão com o smartphone. Um interruptor retroiluminado de 4 vias no guidão esquerdo controla seus aspectos, como um controle de tração básico que pode ser desativado.
A suspensão Showa foi recalibrada para deixar a dirigibilidade mais precisa. Desde a última geração da CB 500X, a moto vem com rodas de 19 e 17 polegadas, que foram mantidas na NX 500, assim como os dois discos de 298 mm na dianteira com pinça Nissin de 2 pistões. Na traseira, o disco é de 240 mm.
Demonstrando mais uma vez sua receptividade a motociclistas de baixa estatura ou iniciantes, a altura do assento é de apenas 834 mm. O assento foi reprojetado para ficar mais confortável e permitir colocar os dois pés no solo com mais facilidade.
A Honda NX 500 2026 estará disponível nas concessionárias a partir desse mês nas seguintes opções de cores: vermelho, preto perolizado, branco perolizado. O preço público sugerido, com base em São Paulo/SP (que não inclui despesas com frete ou seguro) é de R$ 45.800,00.
A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais o Honda Assistance, serviço gratuito por todo o período da garantia que abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.








