Desde o seu lançamento na Índia, no final do ano passado, há a expectativa de que a Honda CB350 H’ness venha a ser comercializada em outros mercados. E o Japão acaba de se tornar o primeiro a obtê-la, sob a alcunha de GB350.
A sigla traz de volta memórias de outra motocicleta de estilo retrô, a GB500, uma monocilíndrica de 400/500cc com inspiração Café Racer produzida entre 1989 a 1990. O modelo, no entanto, só foi oferecido no mercado japonês e norte-americano.
A notícia confirma o que o diretor da Honda da Índia, Yadvinder Singh Guleria, disse no início do mês, quando afirmou à imprensa indiana que a matriz japonesa da Honda já havia dado o sinal verde para a comercialização da CB350 H’ness no país.
A motocicleta está sendo vendida no varejo por 268.000 ienes (cerca de R$ 16.000), um preço minúsculo por uma máquina descolada e bem equipada. Lembre-se que a CB350 vem com faróis LED, controle de torque selecionável, conectividade Bluetooth e sistema de controle “Honda Smart Voice”.
Na Índia, a CB350 H’Ness é um verdadeiro sucesso já tendo vendido mais de 10 mil unidades em seis meses. Certamente faria sucesso em outros mercados, principalmente no europeu, onde a febre retrô começou e está no auge.
No Brasil, no entanto, ainda não há tanta certeza. Embora a CB350 lembre muito as nossas CGs dos anos 1970, o estilo retrô ainda não decolou por aqui. Como sempre, o preço seria fundamental e parece difícil que ela seja oferecida por menos de R$ 20 mil.