Foi descoberto um registro de patente da Honda que demonstra a adaptação do sistema de embreagem eletrônica “E-Clucth” na CB1000R. O recurso pode estar disponível em breve, inclusive na CB1000 Hornet.
Introduzido há dois anos na irmã menor, CB650R, o sistema vem ganhando adeptos. As trocas de marcha são feitas por meio de uma central eletrônica e um motor elétrico que controlam a embreagem, permitindo mudanças de marcha suaves e sem a necessidade do manete de embreagem.
Desde então, a Honda vem trabalhando para disponibilizar o sistema em outras motocicletas. Essa patente descoberta no Japão sugere que a próxima pode ser a CB1000R, disponível à venda no Brasil a partir de R$ 78.870 (em São Paulo).
O sistema pode ser visto aparafusado no lado direito da moto – o mesmo lugar em que está posicionado em todos os modelos Honda com embreagem eletrônica até agora. Vale ressaltar também que o registro dessa patente é de 2023, embora tenham surgido apenas recentemente.
Desde então, a marca apresentou a CB1000 Hornet, de estilo mais moderno e agressivo, além de promover uma reformulação na linha de nakeds – com todas se chamando Hornet agora. A Honda do Brasil, inclusive, está introduzindo elas no país nesse exato momento.
Embora a tendência seja de que a CB1000R seja substituída pela CB1000 Hornet, a Honda ainda não decretou a morte do modelo de design Neo Sports Cafe. Nada impede que as duas coexistam, com a CB1000R ocupando sua vaga no segmento retrô.
E mesmo que venha a ser descontinuada, a implementação do sistema E-Clutch na CB1000 Hornet não seria de difícil implementação, embora esse modelo possua um quadro novo e um motor de uma geração mais recente (o mesmo da Fireblade de 2017) que a CB1000R.
Por que tanta insistência em embreagens automáticas, alguns podem pensar. Para as fabricantes, quanto mais fácil de operar for o veículo, melhor. Significa mais vendas. Por isso, eles estão substituindo as mãos e os pés humanos por alternativas eletromecânicas.
Substituir um manete de embreagem e um pé esquerdo por alguns motores e atuadores é muito mais simples do que instalar o câmbio DCT (de duas embreagens e que pesa 10 kg) e significa que se tornou o método preferido pela maioria dos fabricantes de motocicletas.