A nova Honda CB1000 Hornet nem estreou – nem mesmo na Europa – mas a imaginação corre solta. Rumores vindos do Japão afirmam que uma versão retrô já estaria na manga, baseada em um conceito apresentado em 2020.
Naquele ano, a Honda revelou virtualmente (devido aos impedimentos da pandemia) o conceito CB-F, que utilizava a plataforma da então CB1000R com uma carroceria totalmente anos 1970, como as CB900F e CB1100F daquele período.
Infelizmente a versão de produção nunca viu a luz do dia e hoje talvez saibamos por quê. É que a Honda já sabia internamente que a CB1000R seria descontinuada e substituída pela CB1000 Hornet. Uma prévia foi feita no Salão de Milão do ano passado.
Trata-se de uma motocicleta diferente, com o motor da CBR1000RR Fireblade de 2017 e um chassi novo. O braço oscilante, por exemplo, é convencional e não um monobraço como até então. O design abandona o conceito Neo Sports Cafe e volta a ter características modernas.
Mesmo na Europa, a CB1000 Hornet ainda não está disponível. A chegada da motocicleta às concessionárias atrasou e só deve acontecer em 2025. Desconfio que uma nova apresentação – mais completa – deverá acontecer no EICMA desse ano.
De qualquer forma, é uma base interessantíssma para versões diferentes que já estão sendo especuladas. Em fevereiro, a imprensa japonesa disse que uma versão carenada estava nos planos. Agora, eles afirmam que haverá também uma variante retrô baseada… no conceito CB-F de 2020.
Ainda é cedo para dizer qualquer coisa, mas provavelmente estaríamos diante de uma motocicleta derivada da CB1000 Hornet e não da CB1000R como originalmente concebida. O que quer dizer, sem a balança traseira monobraço, porém com um chassi mais moderno e compacto.
Também não há nenhuma garantia de que esse modelo chegue ao ocidente. O mercado japonês é totalmente diferente, com regulamentações bem específicas. É o caso da Honda Hawk 11, versão Café Racer com o motor da África Twin 1100 lançada em 2022 que ficou por lá.
No Japão também ainda é possível comprar zero quilômetro uma CB 1300 Bol d’Or, há muito descontinuada no ocidente. Segundo relatos, a nova Honda CB1000 retrô a substituiria. Você acha que esse modelo faria sucesso no Brasil, tão marcado pela Sete Galo? Comente nas redes sociais!