Nem no exterior a Honda CB 1000 Hornet está disponível. A chegada da nova hypernaked foi adiada e só deve acontecer em 2025. Mesmo assim detalhes interessantes sobre ela emergiram.
Apresentada no Salão de Milão do ano passado, a CB1000 perdeu o “R” final mas ganhou a alcunha “Hornet”, assim como a CB 500. O seu visual foi totalmente renovado em relação ao modelo anterior, abdicando do conceito Neo Sports Cafe e voltando a ficar com uma cara moderna.
Chassi e motor são novos, este derivado da CBR1000RR de 2017. Mas a Honda mas permaneceu calada sobre suas especificações técnicas detalhadas, porque a produção não deveria começar antes do segundo semestre de 2024.
Agora essa data está se aproximando e nada da Honda divulgar algo sobre a Hornet 1000. Mas a imprensa americana foi atrás e descobriu interessantes registros de patentes que ilustram uma nova forma de canalização de ar sem a necessidade de uma entrada proeminente no nariz.
A patente explica que o ar é incentivado pelo design (abaixo) para se direcionar pela carroceria lateral em ambos os lados do tanque, junto com as carenagens inferiores que empurram o ar em direção ao radiador para melhorar a refrigeração, além de contribuir para o downforce e até o ronco do motor.
A Yamaha seguiu um caminho semelhante com a geração mais recente da MT-09, que possui dutos feitos especificamente para transmitir ao piloto os sons de admissão do motor através da parte superior do tanque de combustível.
Em Milão, a Honda disse que o motor da nova Hornet 1000 produz “mais de” 148 cv e “mais de” 10,2 kgf.m de torque. Isso significa um desempenho superior ao da CB1000R atual, modelo que substituirá assim que a produção começar.
Mas essa moto promete ser mais acessível do que a CB1000R, abdicando da sua balança traseira monobraço por um design convencional de dois lados, como na Hornet 750. Os garfos invertidos Showa SFF-BP de 41 mm com compressão ajustável foram mantidos os mesmos.
A marca da asa também já confirmou que a moto terá três modos de pilotagem e que o painel TFT de 5 polegadas tem conectividade para Android e iOS. A imprensa japonesa garante que logo depois dela virá uma CB1000 com carenagem.