A Moto Honda da Amazônia veio a público informar hoje (10) que já produziu nada menos do que 4 milhões de unidades da Biz em suas diferentes versões na fábrica da empresa em Manaus (AM).
Lançada em 1998, com o nome C-100 Biz, a pequena motoneta herdou o motor e o câmbio de sua antecessora, a C-100 Dream, mas chegou com design diferenciado e linhas e cores modernas que rapidamente caíram no gosto popular.
A primeira grande atualização aconteceu em 2005, quando o motor passou a ser de 125cc. Em 2009 chegou a injeção eletrônica e em 2011 a opção Flex. Em 2012 o propulsor de 100cc retornou como modelo de entrada que evoluiu para 110i em 2016.
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“Desde o lançamento, notamos que a Biz era um modelo que chegava para ficar, pois ela revolucionou o mercado e praticamente criou um novo segmento“, comenta Alexandre Cury, Diretor Comercial da Honda Motos. “Hoje, no Brasil, muitas pessoas não identificam o que é uma CUB. Elas conhecem a Biz, um modelo que virou sinônimo da categoria e se notabilizou por um conjunto de atributos como design sempre moderno, versatilidade, facilidade de pilotagem e economia.”
Atualmente a Biz é oferecida apenas em duas versões: 110i (a partir de R$ 8.730,00) e 125i (R$ 10.800). O modelo mais acessível do catálogo Honda é a Pop 110i (R$ 7.730) enquanto que as opções mais sofisticadas são os scooters PCX 150 (R$ 13.090) e SH150i (R$ 13.340).
De acordo com os dados da Fenabrave, os modelos Biz 110i e 125i tiveram 139.485 unidades vendidas em 2020, o segundo veículo de duas rodas mais vendido do Brasil, atrás apenas da linha CG 160 e suas várias versões (269.226).