A Honda revelou na última sexta-feira (17) a sua linha off-road para 2019. Os modelos CRF 450 e CRF 250 chegam em cinco diferentes versões dedicadas à todos os tipos de utilização no fora-de-estrada.
A apresentação aconteceu em Goiânia (GO), no dia de abertura do Rali dos Sertões, a principal competição Off-Road do Brasil e contou com transmissão ao vivo pela internet. Além de detalhar as novidades técnicas, a equipe da Honda primeiramente explicou a nova disposição de siglas da linha.
A CRF 450 poderá ser encontrada em três versões: CRF 450R (motocross), CRF 450X (rali raid) e CRF 450RX (enduro). Já a CRF 250, terá no Brasil os modelos CRF 250R (motocross) e CRF 250RX (enduro).
CRF 450R
Projetada para a prática do motocross, a versão 2019 da CRF 450R estreia um novo chassi e balança de suspensão traseira, plenamente adequados para suportar toda a força do motor que ganhou torque e potência máxima.
A CRF450R inaugura o HRC Launch Control, sistema eletrônico de auxílio à largada selecionável em três níveis: 1º Muddy (lama)/Beginner (iniciante), 2º Dry (seco)/Basic ou 3º Dry/Expert. O motor também permite escolher, por meio do EMSB – Engine Mode Select Button, entre três níveis diferentes de emissão de potência – Standard, Smooth (suave) ou Agressive.
Completam as principais novidades o novo guidão Renthal Fat Bar ajustável em quatro posições, o par de ponteiras de escape mais longas e o tanque de combustível em titânio, que auxilia de maneira inequívoca a redução da massa. Mais leve que sua predecessora de 2018 – quase um quilo a menos – a CRF 450R pesa apenas 112 kg.
CRF450RX
A mais elaborada Honda para a prática enduro, a CRF 450RX, deriva diretamente da CRF 450R de motocross. As diferenças se concentram à roda aro 18″ (aro 19″ na CRF 450R), tanque de combustível de plástico e com maior capacidade (8,5l contra 6,3l) e a existência do cavalete lateral em alumínio forjado.
Como na irmã “R”, a CRF 450RX possui o mesmo motor monocilindro SOHC Unicam, dotado do HRC Launch Control e do Engine Mode-EMSB em três níveis. Outro ponto em comum à ambas é o guidão Renthal, os aros de alumínio pretos e o sistema de partida elétrica. O peso em ordem de marcha é de 116 kg.
CRF 450X
Nova em cada detalhe, a CRF 450X é uma genuína integrante da família das Honda CRF 450 de competição, distinguindo-se, porém, em itens que a tornam ideal para uso intensivo – leia-se muitas horas ao guidão –, típicas dos ralis. Por conta disso, o motor SOHC e é dotado de ventoinhas nos radiadores, o que auxilia na manutenção do equilíbrio térmico e, consequentemente, na confiabilidade.
Outro diferencial da CRF 450X é o câmbio de seis marchas (cinco na CRF 450R e CRF 450RX) e a presença de um conjunto de carenagem/number plate com farol e quadro de instrumentos dotado de velocímetro, dois hodômetros, indicador de consumo instantâneo, médio e autonomia restante. O peso em ordem de marcha da CRF 450X é de 125 kg.
CRF 250RX
Grande novidade do segmento trail/enduro mundial, a CRF 250RX exalta o potencial típico das 250, com grande adequação a terrenos mais difíceis e a pilotos de menor experiência e porte físico. É uma máquina ágil e fácil de ser levada em trilhas técnicas, o que torna a pilotagem menos estressante e eficaz.
Derivada da CRF 250R de motocross, a CRF 250RX utiliza o mesmo chassi e motor, que, porém, tem acerto diferente resultando em respostas menos agressivas ao acelerador. Mesmo assim, o monocilindro DOHC com quatro válvulas de titânio e alimentado pelo sistema PGM-FI.
Assim como na CRF 450RX, também estão presentes na CRF 250RX o EMSB – Engine Mode Select Button, com três diferentes mapeamentos do motor, e o HRC Launch Control System com os mesmos três níveis de auxílio a largada.
O tanque de plástico tem capacidade de 8,5 litros e possibilita autonomia de aproximadamente 65 km. O modelo ainda conta com cavalete lateral de alumínio forjado e a partida elétrica. O peso em ordem de marcha de referência é de apenas 111 kg.
CRF 250R
Destinada à prática do motocross na categoria 1 quarto de litro, uma das mais disputadas, do mundo, a CRF 250R 2019 possui o mesmo sistema de largada “HRC Launch Control”, da linha 450, com o piloto podendo escolher entre três níveis – Muddy, Dry e Dry/Expert. E, assim como a CRF 250RX, a “R” também possibilita três ajustes de motor via EMSB – Engine Mode Select Button.
O moderno monocilindro DOHC, igual ao da CRF 250RX, tem ajuste que privilegia a transmissão de potência ao solo de maneira mais agressiva, característica desejável no motocross. O ajuste das suspensões Showa é mais rígido, e a roda traseira é de 19″ (18″na CRF 250RX). O tanque de menor capacidade (6,3l) feito em titânio faz dela a mais leve da família: apenas 108 kg em ordem de marcha.
Equipamentos comuns à todas as CRF
– Suspensão dianteira upside-down Showa SPG 49mm;
– Suspensão traseira Pro-Link Showa;
– Injeção eletrônica PGM-FI;
– Partida elétrica;
– Bateria 12V de Li-ion;
– Discos de freio de 260mm (dianteiro) e 240mm (traseiro);
– Rodas de alumínio DID pretas
Os novos modelos voltados para competição da linha CRF têm preço público sugerido de:
MODELO |
ANO |
PREÇO |
CRF 250R |
2019 |
R$40.590 |
CRF 250RX |
2019 |
R$43.590 |
CRF 450R |
2019 |
R$44.590 |
CRF 450X |
2019 |
R$44.990 |
O PPS TEM COMO BASE O ESTADO DE SP |