A Honda arquivou desenhos de um projeto de motocicleta esportiva que, além de conter um motor em inédita posição, também possui um sistema de aceleração do tipo “rotativo” completamente revolucionário.
Os desenhos, descobertos pelos britânicos do MoreBikes, revelam um modelo supostamente feito para receber uma carenagem integral, mas com o centro do motor em uma posição incomum, com os cilindros inclinados para trás e não para a frente, como estamos acostumados.
Além disso, a entrada de ar para a combustão do cilindro está posicionada à frente e contém uma espécie de válvula móvel, que funciona independente do acelerador. O sistema de injeção de combustível é claramente visível no desenho abaixo, na parte circular (43).
De acordo com a análise dos britânicos, esse dispositivo de regulagem rotativa promete melhorar o desempenho do motor ao permitir apenas a entrada correta de ar na câmara de combustão, conforme necessário e deixando a queima do combustível mais uniforme.
O sistema de exaustão também é interessante. Os desenhos revelam que o motor está em uma posição tal que o cano do escapamento sai pela parte de trás do cilindro, em um esquema semelhante ao visto na BMW G310R. É como um V2, sem um dos cilindros.
Embora a moto do desenho seja integralmente carenada, podemos ter certeza de que não se trata da especulada Honda RVF1000 ou uma nova geração da CBR600RR. O motor em questão parece ser de menor deslocamento com, no máximo, dois cilindros.
Como sempre, é um mistério completo quando esses projetos verão a luz do dia. Muitas vezes, as montadoras apenas registram suas ideias para proteger o copyright, sem que isso signifique um lançamento programado.