O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Honda nunca para de buscar soluções novas. A última descoberta aponta que a marca japonesa arquivou um projeto que visa implementar um sistema de direção assistida em motos.
Esse grupo de ilustrações descoberto pelos britânicos do Morebikes revela o sistema que utiliza como base a Honda NeoWing, um conceito de três rodas apresentado em 2016 e que realmente parece bastante pesado para esterçar.
O mecanismo de acionamento pode ser observado nos itens 41, 42 e 42a ao lado, localizado bem na frente da mesa de suspensão dianteira e abaixo do farol. A potência será gerada por um motor elétrico que visa diminuir o esforço no esterço do veículo de três rodas.
Não há maiores informações sobre o projeto, mas essa não é a primeira vez que um sistema semelhante é arquivado no registro de patentes. As montadoras costumam fazer isso para garantir que os projetos não sejam roubados ou copiados em sua totalidade.
Honda e Yamaha parecem subitamente interessadas em criar modelos de três rodas. A marca dos diapasões largou na frente com a MXT 850 Niken, derivada da MT-09 e que conta com um revolucionário sistema de suspensão dianteira. A marca da asa dourada pode estar planejando a sua revanche agora.
Além disso, se pararmos para pensar, os sistemas de direção em motocicletas não viram grandes revoluções em 100 anos. Alguma espécie de controle assistido seria bem vindo, principalmente em modelos mais pesados, ainda que de apenas duas rodas.