A Honda revelou hoje (6) os primeiros detalhes da XRE 190, novo modelo de entrada da família XRE para satisfazer aqueles que buscam um modelo moderno, porém mais acessível. O preço anunciado é de R$ 13.300,00.
Entre algumas das principais novidades está o novo motor de 190cc, o design moderno e freios com ABS de apenas um canal, tecnologia que mantém total eficiência e segurança do sistema tradicional, projetado com foco na facilidade de manutenção e baixo custo.
Com um visual claramente inspirado na irmã mais velha de 300cc, a XRE 190 se destaca pelo escapamento elevado, pneus para uso misto, para-lamas duplo, carenagens de linhas angulosas, que passam a sensação de a moto ser maior do que realmente é.
O conjunto óptico está equipado com lâmpadas mais potentes e econômicas, que oferecem maior segurança para o motociclista nos deslocamentos à baixa visibilidade. Na traseira, o modelo conta com lanterna e sinalizadores independentes, suporte de placa alto e alças em alumínio, integradas ao bagageiro em nylon de alta resistência.
Como já está se tornando padrão na Honda, o painel é totalmente digital e traz informações do marcador de combustível, tacômetro, velocímetro, hodômetros total e parcial e luzes espia. O assento em dois níveis é largo oferece conforto para piloto e garupa nos deslocamentos urbanos ou mesmo para pequenas viagens. O tanque de combustível conta com capacidade para 13,5 litros (3,1litros de reserva) e tampa com estilo esportivo.
O motor de “190cc” na verdade é um monocilíndrico de 184,4 cm³, OHC, arrefecido a ar e com sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Com tecnologia FlexOne, oferece potência de 16,3 cv a 8.500 rpm com torque de 1,65 kgf.m a 6.000 rpm abastecido com gasolina; e 16,4 cv a 8.500 rpm com torque de 1,66 kgf.m a 6.000 rpm quando abastecido com etanol.
O motor já vem em total conformidade com a segunda fase do PROMOT 4 (Programa de Controle da Poluição do ar por motociclos e veículos similares) , em vigor no Brasil desde o início do ano. O sistema de partida é elétrico e o câmbio de cinco velocidades tem transmissão por corrente.
Na ciclística, a XRE 190 traz chassi do tipo berço semi-duplo, produzido em tubos de aço. Outro ponto que privilegia a pilotagem é o baixo peso (apenas 127 kg) e a altura média do assento (83,6 cm), menor em comparação com a XRE 300. Seu guidão com posicionamento mais alto permite que o piloto mantenha os braços mais elevados, evitando a cansaço em longos percursos.
A suspensão traseira com curso de 150 mm é do tipo Pro-Link, totalmente ajustável. Na frente um garfo telescópico convencional de longo curso de 160 mm. Um detalhe que trouxe um ar diferenciado ao modelo está nas rodas raiadas com acabamento em cromo fumê. Nelas estão calçadas pneus para uso de tipo misto na configuração 90/90/19 (dianteiro) e 110/90/17 (traseiro). Os discos de freio são de 240 mm na dianteira e 220 mm na traseira.
Fabricada em Manaus (AM), a nova XRE 190 será oferecida em versão única, nas cores verde metálico, preto metálico e vermelho metálico, com preço sugerido de R$ 13.300,00. O valor tem como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Assim como já acontece com todo o lineup da Honda no Brasil, a XRE 190 tem a exclusiva garantia de três anos, com a troca de óleo gratuita em sete revisões.