A Honda apresentou, ontem (26), as suas equipes para competir nos campeonatos on-road e off-road nacionais desse ano. A marca japonesa quer conquistar mais títulos em 2019.
Eles estarão presentes de forma oficial em cinco categorias: Motovelocidade, Motocross, Rally Cross Country, Enduro FIM e Enduro de Regularidade, além de fornecer apoio técnico a outros times particulares, como a satélite Circuit Honda.
No Superbike Brasil, o principal campeonato on-road do país, os pilotos oficiais continuam sendo Eric Granado e Pedro Sampaio. Granado, que dividirá suas atenções com o Mundial de MotoE, busca o tricampeonato consecutivo na categoria Superbike.
Assim como a Yamaha, a Honda também tem categorias de base no Superbike Brasil, que no caso são as classes CBR500R e Junior Cup. O “Honda Talent Test” entra em seu segundo ano como processo seletivo para ingressar na marca de forma oficial.
Passando para o lado off-road, os principais pilotos da marca serão Jetro Salazar e Hector Assunção, que competem de CRF450R no Campeonato Brasileiro de Motocross, pela categoria MX1. A equipe também participará do Arena Cross e da abertura da MXGP, na Patagônia, Argentina, entre 2 e 3 de março.
A participação oficial da Honda no Campeonato Brasileiro de Motocross continua na categoria MX2, onde os representantes serão Lucas Dunka, Leonardo Souza e Matheus Klysman com o modelo CRF250R. Todos foram admitidos pelo programa Honda Talent Test.
No campeonato de Enduro da FIM, a representante será Bárbara Neves, única mulher na equipe, enquanto que no Rally Cross Country a responsabilidade fica com Julio Zavatti. Bruno Crivilin pilotará uma CRF250RX na categoria E1, enquanto que Gabriel Soares e Nicolás Rodrigues comandarão uma CRF450RX nas classes E2 e E3, respectivamente.
No renomado Rally dos Sertões, talvez o campeonato de Rali mais conhecido do país, a Honda será representada pelos experientes Tunico Maciel, vencedor da edição 2018, Gregório Caselani e Jean Azevedo, todos a bordo de modelos CRF450RX.