A Honda do Brasil está apresentando um PCX completamente novo para 2023. O scooter ganhou um motor de 160cc, chassi reforçado, design atualizado e uma nova parte eletrônica.
Desde que foi introduzido no mercado brasileiro em 2012, o Honda PCX 150 tornou-se imediatamente um sucesso, mesmo não sendo o scooter mais barato disponível. Já estava na hora, no entanto, do modelo receber uma nova geração, o que foi feito agora.
Para obedecer aos últimos limites de emissões de poluentes, a Honda optou por elevar a capacidade cúbica do motor para 156 cm³, o que foi conseguido aumentando o diâmetro do cilindro de 57,3 mm para 60,0 mm e reduzindo o curso de 57,9 mm para 55,5 mm.
Ao utilizar um curso mais curto do pistão, conseguiu-se não apenas o espaço necessário para um novo cabeçote de quatro válvulas (duas na geração anterior) como também foi reduzido o atrito de deslizamento no cilindro. A taxa compressão foi elevada de 10,6:1 para 12,0:1.
A potência passou de 13 cv para 16 cv e o torque de 1,38 kgm.f para 1,5 kgm.f. Ao mesmo tempo, um novo sistema de escapamento melhorou os índices de emissões sem afetar a autonomia. São cerca de 350 km com o tanque de combustível de 8 litros cheio.
A chegada do novo motor necessitou a criação de um novo chassi tubular de aço, mais leve e rígido que o anterior. A distância entre eixos foi alongada em 2 mm e os amortecedores traseiros ganharam novas molas, mais adequadas a encarar as irregularidades na pavimentação.
Ainda na traseira, a roda passou de 14 para 13 polegadas de diâmetro. Os pneus são maiores, 110/70-14 e 130/70-13 (anteriormente 100/80-14 e 120/70-14). As versões ABS e DLX contam com discos de freio de 220 mm em ambos os eixos e a CBS tem tambor de 130 mm atrás.
A carroceria foi totalmente redesenhada, com as luzes diurnas de posição compostas por cinco traços muito característicos. Na traseira a iluminação tem a forma de um “X” com efeito 3D. O escudo frontal ganhou volume em sua porção superior para abrigar o novo para-brisa escurecido.
O espaço para os pés do piloto cresceu 30 mm tanto longitudinalmente quanto nas laterais. O compartimento sob o assento, com acionamento na chave inteligente, cresceu 2 litros chegando a 30 no total. O porta-luvas redesenhado conta com entrada USB na parte esquerda.
O painel digital de LCD com fundo escuro está com melhor visualização. É claro que o consagrado sistema “Idling Stop” está lá, mas além dele também foi introduzido um sistema de controle de torque do motor o “HSTC” exclusivo das versões PCX ABS e DLX.
Visando melhorar a ergonomia e o conforto, o guidão cromado está agora montado sobre coxins de borracha reduzindo as vibrações do motor. Também a alça destinada ao apoio do garupa tem novo desenho, agora mais fina e confortável.
O Honda PCX 160 2023, portanto, será disponibilizado em três versões: CBS (R$ 15.460,00), ABS (R$ 17.000,00) e ABS DLX (17.400,00), cada uma com sua respectiva cor única, cinza metálico, branco perolizado e azul metálico. Os preços tem como base o Distrito Federal.