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Honda apresenta oficialmente nova Africa Twin de 1.100cc. Veja as fotos

Lucas Carioli 23 de setembro de 2019


Conforme prometido, a Honda apresentou oficialmente hoje (23) a nova CRF1100L Africa Twin para 2020. A big trail da marca japonesa passou por sua maior reformulação desde que voltou ao mercado em 2015.

 

A versão standard da nova Africa Twin ficou melhor no Off-Road. (Fotos: Honda/Divulgação)

Alguns nomes tem grande reputação no motociclismo. Africa Twin é um deles. A primeira encarnação venceu quatro edições do Paris-Dakar nos anos 1980 (até hoje os últimos títulos da Honda na competição) e tornou-se sinônimo de Off-Road.

Quando resolveu resgatar a Africa Twin, aposentada desde o início do milênio, a Honda já sabia que precisava honrar esse legado. Com a CRF1000L eles quase chegaram lá, oferecendo uma motocicleta leve, ágil e correta… mas um tanto pacata e sem graça.

Desde que a Africa Twin dominava os desertos africanos muita coisa mudou. O segmento das big trail é um deles. Hoje, o mercado é um dos mais disputados do mundo, com as (diversas) marcas caprichando para valer em termos de desempenho e tecnologia.

Motor retrabalhado para ficar mais disposto

Com 1084 cm³, o novo motor promete ser mais disposto que o anterior.

Uma das principais críticas da Africa Twin era seu motor, um equilibrado, porém indisposto bicilíndrico em linha de 998 cm³ que produzia 94 cv na melhor das hipóteses, bem menos do que a líder, BMW R1200GS e atrás até da “menor” Triumph Tiger 800.

Dar um impulso extra ao motor foi, portanto, o assunto principal da Honda no projeto da nova África Twin. O novo propulsor teve a sua cilindrada aumentada para 1.084 cm³, graças a um aumento do curso dos pistões em pouco mais de 5 mm.

O cabeçote foi revisado, o curso das válvulas aumentado, assim como o corpo do acelerador, enquanto que os bicos injetores fornecem um spray mais direto na câmara de combustão. Para gerar um ronco um pouco mais encorpado (e mais torque em baixa) a Honda instalou uma válvula de escape parecida com a da Fireblade.


As modificações fizeram com que a Africa Twin finalmente superasse a barreira dos 100 cv, enquanto o torque foi para 10,6 kgf.m, um aumento de 6%. Além de tudo isso, uma nova embreagem menor e mais leve deve deixá-la mais animada.

O chassi da África Twin também fora completamente redesenhado. O tubo transversal dianteiro foi removido, o que economizou 1,8 kg. O subquadro agora é de alumínio, separado e aparafusado, 40 mm mais fino para facilitar o acesso e economizar outros 500g. Ao todo, a motocicleta inteira pesa 226 kg, 5 quilos a menos que o modelo anterior.

É claro que tudo isso veio acompanhado de uma reestilização completa, principalmente na dianteira. Os faróis, por exemplo, estão mais integrados à carenagem e perderam aquele aspecto de “óculos”, com novas luzes que se ajustam a intensidade com base na luz natural. Mas a moto manteve a silhueta magra que lhe é característica.

Painel com duas telas

A tela TFT de 6,5 polegadas é sensível ao toque e pode ser controlada pelos punhos.

Maior atenção foi dada à parte eletrônica. Para 2020, a Africa Twin ganhou uma nova centralina eletrônica da Bosch, capaz de medir seis eixos inerciais. Isso significa que a motocicleta agora conta com controle de tração sensível à inclinação, ABS em curvas, controle de wheelie e de torque da roda traseira.

Ao sentar-se atrás do guidão, o piloto terá um novo painel para olhar. Dois na verdade. O inferior de LCD disponibiliza as informações triviais, como velocidade, hodômetro, marcha engatada e luzes-espia. O superior é uma tela TFT de 6,5 polegadas sensível ao toque, que habilita recurso de navegação, música pelo Apple Car Play e dispensa a instalação de aparelhos GPS como acessório. Bem bolado, Honda.

Versão Adventure Sports fica mais estradeira e tecnológica

A versão Adventure Sports tem como grande destaque uma suspensão semi-ativa.

A marca da asa disponibilizará duas versões para a nova África Twin. A standard, que ficou mais Off-Road, e a Adventure Sports, que ganhou uma orientação mais estradeira, contando com barras de proteção, para-brisa mais alto e um tanque de combustível maior, de 24,8 litros. Ambas, contudo, contam com o novo painel de duas telas.

A grande novidade na Adventure Sports é a suspensão semi-ativa. O modelo Showa “EERA” ajusta o amortecimento  à superfície da estrada e ao estilo de pilotagem com quatro modos pré-programados (Soft, Mid, Hard e Off-Road). A pré-carga traseira também pode ser ajustada, novamente com quatro predefinições (Piloto, Piloto e Bagagem, Piloto e Garupa e Piloto, Garupa e Bagagem).

A Honda não informou o preço da nova CRF1100L Africa Twin para os mercados norte-americano e europeu, mas suspeito que será um pouco acima do modelo atual. A motocicleta deve comparecer ao Salão de Tóquio, no final de outubro e no Salão de Milão, no início de novembro e nas concessionárias do exterior no primeiro semestre de 2020. No Brasil, sua chegada é uma incógnita.


Honda CRF1100L Africa Twin 2020 – Ficha técnica
MOTOR
Tipo Dois cilindros em linha, 4 tempos, com virabrequim 270°, cabeçote Unicam, oito válvulas e refrigeração líquida
Deslocamento 1.084 cm³
Diâmetro x Curso (mm) 92,0 x 81,5 mm
Potência máxima 100 cv às 7.500 rpm
Torque 10,70 kgf.m a 6.000 rpm
Embreagem Multidisco em banho de óleo, (embreagem dupla DCT como opcional)
Caixa de câmbio Seis velocidades (DCT opcional)
CHASSIS
Tipo Berço semi-duplo de aço com subquadro de alumínio
Suspensão dianteira Showa ajustável de 45 mm, curso de 230 mm
Suspensão traseira  Amortecedor com carga de gás ajustável, 220 mm de curso
Dianteira Aro de alumínio com raios, 90/90-R21 com câmera
Traseira Aro de alumínio com raios, 150/70-R18 com câmera
Encaminhar Discos duplos de 310 mm e pinças de 4 pistões com âncora radial, ABS
Traseira Disco hidráulico de 256 mm com pinça de 1 pistão, ABS
DIMENSÕES E PESOS
Tanque de combustível 18,8 litros (24,8l na Adventure Sports)
Comprimento 2.330 mm
Largura 960 mm
Altura 1.395 mm
Distância entre eixos 1.575 mm
Altura do assento (posição padrão) 870mm
Distância ao solo 250 mm
Peso 226 kg (standard), 236 kg (DCT)


Tags: CRF1100L CRF1100L África Twin Honda Notícias

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