A Honda apresentou ontem (24) para os mercados europeu e norte-americano a nova geração da custom Rebel 1100. Como suspeitávamos, a motocicleta está utilizando o mesmo motor da CRF 1100L África Twin.
Para quem não está habituado, a linha Rebel é bastante popular no exterior e já contou versões de várias cilindradas. Atualmente apenas modelos de 500cc e 1100cc são produzidos, que tem como características o estilo Low Rider e poucos cromados.
Aumentado para 1.084 cm³ há dois anos, o motor de dois cilindros em linha da atual África Twin no exterior (ainda indisponível no Brasil) produz na Rebel 1100 cerca de 87 cv a 7.000 rpm e 9,9 kgf.m a 4.750 rotações, ou seja, foi ajustado para girar menos e obter o torque máximo mais cedo.
Como na África Twin, o motor da Rebel também pode ser acoplado a uma transmissão de dupla embreagem (DCT), que transforma a motocicleta em automática ou permite trocas manuais através de botões no punho esquerdo. Inaugurado em 2010, o recurso também está disponível no maxiscooter X-ADV e na crossover NC750X.
O chassi tubular de aço segue o layout de sua irmã mais nova, ou seja, bem vistoso, embora menos do que no passado. Tradicional, a motocicleta monta garfos telescópicos de 43 mm na dianteira e amortecedores duplos na traseira, reguláveis apenas na pré-carga. Os pneus são gorduchos ao estilo Fat Bob, medidas 130/70/18 na frente e 180/65/16 atrás, com discos de freio de 330mm e 256mm, respectivamente.
O design é clássico, mas mantém um olho no presente. O farol redondo, por exemplo, possui quatro lâmpadas de LED, enquanto a instrumentação é feita por meio de um painel de formas analógicas, mas com informações em LCD. Há três modos de pilotagem (Standard, Sport e Rain), além de um modo “Usuário” extra e personalizável. Também há controle de cruzeiro e antiwheelie de série.
Bastante amigável a condutores de diversas estaturas, a Rebel 1100 possui uma altura de assento bastante convidativa, apenas 700 milímetros do solo. O assento traseiro é fácil de remover e embaixo há um compartimento de armazenamento de três litros com entrada USB. O tanque tem capacidade para 13,6 litros. Completamente abastecida, a moto pesa 223 quilos, com DCT incluído são 10 kg a mais.
Disponível a partir de 2021, a Rebel 1100 será comercializada em duas opções de cores: preta (Gunmetal Black Metallic) e vermelha (Bordeaux Red Metallic). Os preços não foram anunciados. A Honda oferece ainda uma ampla gama de acessórios que inclui pedaleiras avançadas e até um para-brisa “estilo Ultra Glide” para aumentar o conforto em viagens.