A Honda apresentou hoje (1º) a linha PCX para 2016. Pela primeira vez com alterações no design desde que foi lançada em 2013, o scooter estará disponível na rede de concessionárias Honda até o final deste mês (outubro).
Da dianteira à traseira, tudo mudou no visual da nova Honda PCX. Alguns dos principais destaques são as novas carenagens, de linhas retas. O conjunto óptico tem área maior e agora conta com lâmpadas em LED para o farol, piscas, lanterna de freio e iluminação da placa traseira.
O painel de instrumentos redesenhado adota o relógio digital e dispõe de informações analógicas e digitais, que são: velocímetro, hodômetro total, medidor de combustível, luzes-espia da injeção eletrônica e sistema de parada automática. Outro destaque fica para o ponteiro do velocímetro (tipo flutuante) que acompanha a borda do marcador.
Com novo formato e textura, o assento está ainda mais confortável e com mais liberdade de movimento. A altura de 761 mm em relação ao solo facilita o apoio dos pés no chão, além de uma condução mais agradável e de maior conforto ao piloto.
O porta-objetos ganhou mais espaço e a novidade é a tomada de 12 volts, muito útil para adaptar carregadores de celular ou utilizar um GPS, por exemplo. Outro item importante é a inclusão do pisca-alerta para indicar uma parada emergencial proporcionando maior segurança.
O compartimento sob o banco é um atrativo à parte e característico do modelo. Aberto por meio de um botão permite acomodar objetos pessoais como capacete fechado, pequenas bolsas, pastas, sacolas de compras, livros ou documentos.
Outro item interessante é a trava que possibilita manter o assento em posição aberta, para facilitar o acesso ao porta-objetos. Na traseira, as alças do garupa têm novo formato, além de vir preparada para instalar suporte de bauleto.
A PCX 2016 mantém o exclusivo sistema “Idling Stop”, que permite o desligamento automático do motor, por exemplo, em paradas de semáforo, e com funcionamento automático após o acelerador ser acionado. A tecnologia, ainda inédita no segmento, permite uma redução no consumo de combustível e também na emissão de poluentes. No modelo 2016, este sistema também monitora o nível de carga da bateria, desligando-se automaticamente em caso de uso excessivo da tomada 12V.
Os freios são do tipo CBS (Combined Brake System), sistema que distribui parte da força aplicada ao freio traseiro para o dianteiro, garantindo mais segurança e eficácia, principalmente em situações de emergência. Na frente, o disco possui 220 mm de diâmetro e cáliper de duplo pistão. Na traseira, apresenta freio a tambor de 130 mm.
A capacidade volumétrica do motor agora é ligeiramente menor: 149,3cm³, contra 152,9 cm³ da versão anterior. A iniciativa visou uma adequação aos padrões técnicos de emissão de poluentes exigidos pela segunda fase do Promot 4, prevista para vigorar a partir de janeiro de 2016.
O resultado final, após ajustes no módulo de injeção eletrônica (ECU), apontou melhora na economia de combustível, sem interferência ao desempenho. A potência máxima é de 13,1 cv a 8.500 rpm, com um torque de 1,36 kgf.m a 5.000 rpm. O scooter possui injeção eletrônica e arrefecimento líquido.
Ciclística aprimorada e tanque maior
O conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópio com 100 mm de curso, agora mais reforçado. Na traseira, os amortecedores também foram redimensionados. Com 85 mm, estão mais resistentes a impactos. As rodas de 14 polegadas têm pneus 90/90-14M/C 46P (frente) e 100/90-14M/C 57P (atrás).
A capacidade do tanque de combustível aumentou para 8 litros, um pouco mais de dois litros quando comparada com o do modelo anterior (5,9 litros), garantindo maior autonomia. A garantia agora tem três anos, sem limite de quilometragem e com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.
A PCX será oferecida em duas versões: Standard, nas cores Preto e Cinza Metálico e DLX, na cor Branco Fosco com rodas douradas. Os preços sugeridos são R$ 10.299 (Standard) e R$ 10.699 (DLX), com base no Estado de São Paulo, e sem as despesas de frete e seguro.
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