A Honda resolveu inovar na apresentação da equipe HRC para a temporada 2015 da MotoGP, hoje (1º). O evento aconteceu na ilha de Bali, na Indonésia, praticamente na beira da praia.
É na Indonésia que a marca da asa tem hoje uma de suas mais modernas fábricas, a “Astra Honda”. Além dos representantes locais, estavam presente, o Vice-Presidente Executivo da HRC, Shuhei Nakamoto, assim como o Diretor de Equipe Livio Suppo além, claro, dos pilotos, Marc Márquez e Dani Pedrosa.
A Honda parte para a temporada 2015 com o objetivo de manter o extenso domínio visto na temporada passada. Márquez chegou ao bicampeonato de maneira fácil, vencendo nada menos do que treze vitórias, derrubando o recorde anterior que pertencia a Mike Doohan, desde 1997.
Foi uma longa e atarefada parada de inverno e agora estou mesmo ansioso para começar a temporada! É muito bom poder apresentar as nossas novas motos na Indonésia, em conjunto com o nosso parceiro Astra Honda; é um cenário muito bonito! É a minha primeira vez aqui em Bali e é fantástico ver todos os fãs e presenciar o entusiasmo que sentem pela MotoGP. Amanhã partimos para a Malásia; treinei muito durante o mês passado para me preparar para estes dois primeiros testes em Sepang e estou entusiasmado por estar outra vez com a minha equipe e ver como está a nova moto depois do teste de Valência!” (Marc Márquez)
Visualmente, a nova RC213V está muito semelhante à anterior, mantendo o padrão inaugurado em 2013. Entretanto, as motos agora contam com o patrocínio da Red Bull, que estampa toda a carenagem inferior. A marca de bebidas energéticas aumentou sua parceria com a HRC para 2015.
Márquez terá, mais uma vez, a companhia de Dani Pedrosa. O espanhol teve uma temporada apagada em 2014, conquistando apenas uma vitória, mas para mostrar que está mesmo disposto a evoluir, mudou boa parte de seu staff técnico para 2015.
Fazer a apresentação da equipe aqui em Bali foi muito bom e algo de diferente, por isso obrigado à Astra Honda! É sempre impressionante ver o quão apaixonados são os fãs do nosso esporte nesta parte do mundo. Tive um bom inverno, com um misto de descanso e treino, e agora estou pronto e muito motivado para voltar à moto em Sepang dentro de alguns dias! (Dani Pedrosa)
Márquez já testou a RC213V modelo 2015 antes de entrar nas férias de inverno, no teste coletivo de Valência, em novembro do ano passado. Na ocasião, o bicampeão se mostrou insatisfeito com o modelo, afirmando que a moto era demasiadamente nervosa e potente.
Entretanto, Márquez está recebendo uma ajuda ilustre: Casey Stoner, bicampeão da MotoGP e atual piloto de testes da Honda já está em Sepang, na Malásia testando a moto. Os atuais pilotos e as demais equipes do Mundial deverão se juntar ao australiano no dia 4 de fevereiro. Os testes continuam até o dia sete.
Fotos | Divulgação