Talvez para encerrar os recentes boatos de aposentadoria, a Honda apresentou hoje (14) o modelo 2022 da XRE 300. A veterana adventure da marca segue com três versões e dois preços.
Desde quando chegou para substituir a XR250 Tornado e a NX4 Falcon em 2009, a XRE 300 possui o mesmo motor, um monocilíndrico de 291 cm³ com injeção eletrônica e arrefecimento a ar que entrega 25,6 cv (25,4 cv com gasolina) a 7.500 rpm e 2,80 kgf.m de torque (2,76 kgf.m com gasolina) a 6.000 rpm.
Trata-se do mesmo propulsor que equipava a famigerada Honda CB300, naked de bom desempenho e acabamento, mas que carrega a (má) fama de quebrar prematuramente e que se despediu do mercado em 2015. Na XRE 300, no entanto, esses problemas não se repetiram, e a Adventure tem uma legião de admiradores fieis até hoje.
O conjunto mecânico robusto continua com o quadro de berço semi-duplo oferecendo rigidez e resistência em usos extremos, e com os garfos dianteiros de 41 mm de diâmetro e 245 mm de curso. A suspensão traseira tem balança de alumínio e amortecedor com 225 mm de viagem, além de ser regulável na pré-carga da mola.
De acordo com a Fenabrave, em 2020, a XRE 300 encerrou o ano na terceira posição de vendas em seu segmento, 16.976 unidades produzidas, atrás apenas da Yamaha Crosser 150 e da Bros 160. Talvez por isso a Honda nunca tenha se preocupado muito em atualizar a motocicleta, que aconteceu pela última vez há dois anos, com a introdução de uma nova iluminação de LED e de um novo painel digital de LCD negativado.
Para o modelo 2022, apenas as cores e os grafismos são novos, um para cada versão da XRE 300. A básica “ABS” é cinza metálico a partir de R$ 20.390,00. A Adventure é cinza fosco enquanto a Rally é em vermelho, ambas com o mesmo preço, R$ 20.890,00.
Os preços públicos sugeridos agora tem base no Estado no Distrito Federal e não inclui as despesas de frete e seguro. A motocicleta tem três anos de garantia sem limite de quilometragem, além de 7 trocas de óleo gratuitas.