A Honda do Brasil apresentou hoje (2) o modelo 2019 do X-ADV. O maxiscooter que mescla elementos urbanos e aventureiros ganhou pequenos refinamentos que aumentaram sua esportividade, como um controle de tração que pode ser desligado no Off-Road.
Mecanicamente, o X-ADV continua utilizando o motor de dois cilindros em linha de 745 cm³ da NC750X, mas no modelo 2019 o limitador de rotação foi alterado, permitindo que os giros cheguem a 7.500 rpm – 900 rpm acima da versão anterior. O pico de potência ocorre a 6.250 rpm enquanto que o torque máximo se dá a 4.750 rpm.
O chassi em tubos de aço também é derivado da NC750X, o qual se diferencia especialmente na porção traseira pela existência do vão sob o assento destinado ao porta-malas de 21 litros, capaz abrigar um capacete integral. O ângulo de direção é de 27º e o de esterço é de 39º, o que resulta em um raio de curvas de 2,8 m.
A suspensão dianteira invertida de 41mm é regulável na pré-carga da mola e no amortecimento em extensão, com curso de 153,5 mm. O amortecedor traseiro, que pode receber regulagem na pré-carga da mola tem curso de 150 mm e é articulado à balança de alumínio de braços assimétricos.
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As rodas, com aros de alumínio e pneus do tipo misto são de 17 e 15 polegadas. Um par de discos flutuantes de 296 mm na dianteira, com pinças de 4 pistões radiais e outro de 240 mm com pistão simples na traseira garante a frenagem. A altura do assento é de 820 mm. Com capacidade para 13,1 litros o tanque de combustível permite percorrer até 300 km. O peso em ordem de marcha é de 238 kg, já totalmente abastecida.
Equipada com um painel digital de LCD, o X-ADV oferece uma instrumentação completa, com velocímetro digital central, conta-giros circular e indicador de marcha inserida, além das luzes-espia. No modelo 2019 foi introduzido o controle de tração HSTC com dois níveis de atuação que pode ser desligado. Outra novidade é a tecla G. Situada abaixo do quadro de instrumentos a tecla, quando ativada, modifica o comportamento da embreagem nas trocas de marcha, reduzindo o patinamento e maximizando a tração em uso off-road.
Embreagem que, por sinal, continua sendo de engrenagem dupla (DCT), mesmo sistema que vem na VRF1200F e como opcional na CRF1000L África Twin. Com ela, o piloto pode escolher entre uma transmissão totalmente automática ou com câmbio sequencial, onde as seis marchas são trocadas através de um botão no punho esquerdo do guidão.
Na versão automática, o piloto pode escolher a modalidade D (Drive), que privilegia as mudanças de marcha automáticas, em regime de rotação mais baixo, ou em uma das três opções da modalidade S (Sport), que oferece níveis para o aproveitamento da potência do motor em regimes de rotação progressivamente mais elevados.
O Honda X-ADV 2019 conta com para-brisa com cinco níveis de regulagem, ignição sem chave (Smart-Key), cavalete central (o que facilita a manutenção) e tomada 12V. O modelo tem preço público sugerido de R$ 55.998,00 (base Estado de São Paulo). As cores disponíveis são Cinza Fosco e Vermelho. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.