A Honda revelou oficialmente hoje (29) a linha 2018 da NXR 160 Bros. Com painel digital e novo sensor de CO², o modelo tem como grande destaque a chegada dos freios combinados (CBS).
Trata-se da primeira vez que este importante sistema de segurança é disponibilizado em uma moto da categoria on/off-road no mercado brasileiro. A aplicação, no entanto representou um desafio técnico não só por causa do longo curso das suspensões como pelo centro de gravidade mais elevado do modelo em relação às street.
Este comportamento dinâmico diferente em frenagem demandou um ajuste específico do sistema CBS para a Bros, levando em consideração não apenas estas características como a adequação para o uso em terrenos com baixo índice de aderência como chão de terra batida, por exemplo.
Ao acionar o freio traseiro aproximadamente 30% da capacidade de frenagem dianteira é acionada simultaneamente, limitando o mergulho da motocicleta, favorecendo a redução de espaço de parada e mantendo a estabilidade. Outra novidade é o amortecedor traseiro de nova especificação, que oferece mais resistência ao componente e incremento à rigidez.
O motor é o mesmo monocilindro bicombustível de 162,7 cm3 refrigerado a ar e com injeção eletrônica, capaz de render 14,7 cv (etanol) e 14,5 cv (gasolina) a 8.500 rpm. O torque máximo é de 1,60 kgf.m (etanol) e 1,46 kgf.m (gasolina) a 5.500 rpm. A única alteração foi um novo sensor de CO², cuja maior sensibilidade na leitura dos gases permitiu baixar ainda mais os índices de emissão de poluentes.
Outra novidade é o conjunto de instrumentos “blackout” digital, onde o fundo escurecido permite um maior contraste das informações melhorando a visibilidade e facilidade na leitura. É dotado de velocímetro em LED, hodômetro total e parcial, indicador do nível de combustível e luzes-espia.
Disponível na rede de concessionárias a partir de outubro nas cores Laranja, Vermelho e Azul, a NXR 160 Bros 2018 tem preço público sugerido de R$ 11.990,00, tendo como base o estado de São Paulo, não incluindo as despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem.