A Honda apresentou nessa semana a linha 2017 da família CB500 com seus três modelos, naked (F), carenada (R) e touring (X). A bicilíndrica da marca japonesa passou por um facelift geral e pequenas melhorias que já haviam sido apresentadas no final do ano passado, na Europa.
As mudanças foram motivadas pelas novas normas de emissões de poluentes da União Europeia, o Euro4, que ficaram mais rígidas em janeiro desse ano. No Brasil, a fase 2 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot4) também está exigindo mais das montadoras.
Por isso, a CB 500F e CBR 500R ganharam uma nova ponteira de escapamento de desenho trapezoidal enquanto que a CB 500X manteve a sua ponteira cromada. Outra modificação que a Honda precisou fazer aconteceu no módulo de injeção. Segundo eles, a motocicleta está rendendo mais em baixos e médios regimes, mas os números permanecem os mesmos: 50,4 cv de potência a 8.500 rpm com um torque de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm.
As bengalas dianteiras agora possuem parafuso para regulagem da pré-carga da mola assim como já era possível no amortecedor traseiro (com 7 opções). Trata-se de uma bem vinda mudança, que permite a cada usuário regular a suspensão ao seu biotipo físico. O manete do freio ganhou possibilidade de ajuste em cinco posições e a pinça é mais potente.
O tanque de combustível das versões F e R ganharam um litro a mais de capacidade, passando para 16,7 litros. A X, que já possuía um maior reservatório em virtude de sua vocação estradeira permaneceu em 17,7 litros. Todas, no entanto, agora possuem um bocal com dobradiça, assim como nas motos maiores.
Na parte estética, as versões naked e carenada ganharam novos assentos, agora separados e com aspecto mais esportivo. As duas versões também perderam as alças para o garupa, detalhe que deixou a rabeta (remodelada) mais agressiva. O passageiro agora se apoia em duas aberturas para as mãos. A iluminação passou a ser inteiramente de LEDs.
Na X, como a proposta é viajar com conforto, as modificações foram outras. O banco segue sendo inteiriço e as alças permanecem. O para-brisa, porém, foi ampliado e possui duas opções de altura, que pode ser regulado mecanicamente através de uma chave. A versão touring também recebeu os mesmos pneus Dunlop Trailmax que equipa a NC750X.
A CB500F possui três opções de cores: tricolor (branca, vermelha e azul), preta fosca e vermelha com preto. O preço público sugerido é de 26 mil na versão standard e 28 mil com ABS. A CB500R tem apenas duas possibilidades de cores: preta com laranja ou vermelha. O preço é R$ 29 mil só com ABS. A mais cara segue sendo a CB500X, por R$ 29.900, somente com os freios antitravamento e duas cores: vermelha ou branca.
Todas possuem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões e assistência técnica 24 horas. A naked (F) tem como principal rival a Yamaha MT-07 e Kawasaki ER-6N, enquanto que a carenada (R) enfrenta a Kawasaki Ninja 650. Já a X pretende abocanhar o público alvo da Kawasaki Ninja 650 (R$ 30 mil).
CB 500F
CB 500R
CB 500X