A Honda apresentou hoje (14) o Forza 750, novo maxiscooter para o mercado asiático e europeu. Além disso, a linha recebeu uma reformulação radical, com modelos de pequena, média e grande capacidade.
Confirmando as expectativas anteriores, o novo Forza 750 é impulsionado pelo mesmo motor de dois cilindros em linha e 745 cm³ que equipa a NC750X e o X-ADV. A potência anunciada é de 57,8 cv a 6.750 rpm e 69 Nm a 4.750 giros. Também haverá uma versão de 48 cv para enquadrar-se na categoria A2 da Europa.
O Forza 750 também possui o mesmo câmbio de dupla embreagem (DCT), que dá opção de conduzi-la de modo automático ou manual, nesse caso com seis marchas. As trocas são feitas em uma borboleta no punho esquerdo. Se no Brasil a tecnologia não pegou, na Europa já foram vendidos mais de 140.000 modelos desde sua introdução em 2010.
Na parte ciclística, o Forza 750 conta com quadro do tipo diamond tubular de aço e garfos invertidos de 41mm e 120mm de curso. A roda dianteira conta com pneus esportivos Pirelli Diablo Corsa, 120/70 R17, discos de freio de 310mm e pinças radiais Nissin de quatro pistões. A roda traseira mede 160/60 R15 com amortecedor Pro-Link.
A Honda caprichou na eletrônica, que conta com acelerador ride-by-wire, três modos de pilotagem (Rain, Standard, Sport), além de um modo personalizável, três níveis de controle de tração (que pode ser desligado) e ABS. O painel TFT de 5 polegadas tem comando de voz e a chave é do tipo presencial (Smart Key). A iluminação é toda de LED, com função parada de emergência.
Sob o assento, há espaço para 21 litros, o equivalente a um capacete integral. O compartimento ainda contém uma entrada USB com força suficiente para carregar o smartphone. Há também um porta-luvas no painel. O para-brisa garante conforto contra o vento na estrada e estribos estendidos permitem esticar as pernas. A altura do assento é de apenas 790 mm e cabem 13,2 litros no depósito de combustível.
O Honda Forza 750 visa substituir o Integra em solo europeu e será disponibilizado em quatro cores: azul metálico, vermelho metálico, prata e preto grafite. Como opcionais, a marca japonesa ainda oferece manoplas com aquecimento, proteções para as pernas, vários tipos de topcase (até 50 litros) e malas laterais (direito 26 litros, esquerdo 33 litros). O preço ainda não foi revelado.
Além do Forza 750, a Honda também anunciou o Forza 125, que recebeu uma série de atualizações estéticas e um novo para-brisa 40mm mais alto. Também revelaram o Forza 350 que, além do facelift, recebeu o mesmo para-brisa e um motor com 30cc a mais. O objetivo é substituir o atual Forza 300.
Honda Forza 750 – Ficha Técnica
MOTOR | ||
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Tipo | 2 cilindros em linha, 4 tempos, SOHC, refrigeração líquida | |
Deslocamento | 745 cm³ | |
Diâmetro x curso | 77 x 80 mm | |
Taxa de compressão | 10,7: 01 | |
Potência máxima | 57,8 cv a 6.750 rpm | |
Torque máximo | 69 Nm a 4.750 rpm | |
Embreagem | Múltiplos discos hidráulicos úmidos | |
Tipo de transmissão | DCT | |
Caixa de velocidade | Seis velocidades | |
Transmissão final | Corrente | |
Ciclística | ||
Chassis | Diamond, tubular de aço | |
Sistema de suspensão dianteira | Garfos telescópicos invertidos de 41 mm de diâmetro | |
Curso | 120 mm | |
Suspensão traseira | Monochoque Pro-Link | |
Curso | 120 mm | |
Freio dianteiro | Disco duplo hidráulico com pinça radial de quatro pistões, 310 mm | |
Freio traseiro | Disco hidráulico com pinça de pistão único, 240 mm | |
Pneu dianteiro | 120/70-17 | |
Pneu traseiro | 160/60-15 | |
DIMENSÕES | ||
Comprimento total | 2.200 mm | |
Largura | 790 mm | |
Altura | 1.484 mm | |
Altura do assento | 790 mm | |
Distância entre eixos | 1.580 mm | |
Peso em ordem de marcha | 235 kg | |
Tanque de combustível | 13,2 litros | |
PREÇO | ND |