Um dos modelos mais interessantes da Honda no Salão de Milão – e que passou despercebido da mídia – foi este aqui, uma CRF450L com trajes de rali. A expectativa é de que a marca japonesa apresente uma versão de produção no próximo ano.
Em maio, a Honda surpreendeu ao revelar sua linha Off-Road para 2019. Além de todas as motocicletas de enduro habituais, foi apresentada a CRF450L, uma versão de rua da CRF450R. Com o visual idêntico à sua irmã trilheira, a novidade foi disponibilizada apenas para mercado norte-americano.
Era esse o modelo exposto em Milão, mas com o visual endurista original substituído pelo “desértico” da CRF450R Rally que é utilizada nos ralis de longa duração mundiais, como o Dakar. Ou seja, lá estão as grandes abas nas laterais dos radiadores, os protetores de mãos e de cárter e o para-brisa alto, que se ergue como uma torre e caracteriza o estilo.
Atrás do para-brisa, um painel digital em TFT fica bem na frente dos olhos do piloto, como se fosse um mapa de navegação do Dakar, acima de outro painel menor em LCD, que disponibiliza as informações mais básicas. Uma ponteira Termignoni foi instalada para oxigenar o motor monocilíndrico de 449.7 cm³.
O que mais chama atenção, no entanto, é que o modelo conta com espelhos retrovisores, piscas e faróis, sugerindo uma utilização urbana e não apenas em competições. Será que a Honda planeja disponibilizar uma CRF450L Rally para todos aqueles que puderem pagar?
Bem, o momento na Europa é propício para isso, com o continente emplacando seu quinto ano consecutivo de boas vendas de motos. Além disso, a KTM, grande rival da Honda no off-road fez isso recentemente, disponibilizando uma réplica da campeã 450 Rally a preços de 26.000 euros.
Vale lembrar que a Yamaha acabou de lançar a Ténéré 700, um modelo genuinamente off-road que foi esperado com grande ansiedade ao longo dos anos. A Honda, por outro lado, não oferece nada similar entre 400 e 750cc. A única opção é a grandalhona CRF1000L África Twin. O tempo vai dizer.