Conforme o prometido, a Honda apresentou hoje (21) todos os detalhes da nova CBR600RR, que está de volta em 2021, mas apenas para o Japão. A lendária supersport manteve a mesma receita mecânica, mas ganhou upgrades na aerodinâmica e eletrônica.
Como já havíamos previsto, o motor é o mesmo, um quatro cilindros em linha de 599 cm³, mas que teve os materiais usados nos eixos de comando, molas das válvulas e virabrequim trocados para uma melhor eficiência de funcionamento.
Os engenheiros japoneses aumentaram o diâmetro do orifício do acelerador de 40 para 44 milímetros e remodelam a porta de entrada do sistema de admissão. Todos os dutos de admissão e exaustão foram modificados e a área do escapamento foi redesenhada, o que também alterou o sincronismo de válvula.
As mudanças resultaram em 121 cv a 14.000 rpm e 6,5 kgf.m a 11.500 giros enquanto o modelo descontinuado em oferecia 118 cv a 13.500 rpm e 6,7 kgf.m a 11.250 rotações. Praticamente a mesma coisa, mas condizente com sua principal rival, Yamaha YZF-R6 (116 cv a 14.500 rpm).
O quadro, em dupla longarina de alumínio, também é o mesmo, assim como a balança, mas recebeu algumas modificações. O ângulo de cáster, por exemplo, foi aumentado (23,5° para 34º), assim como o trail (97,7 mm para 100 mm), o que fez com que a distância entre eixos ficasse maior (de 1.369 mm para 1.375 mm).
Na balança, a nova CBR600RR pesa a seco 194 quilogramas, também um pouquinho a mais do que a anterior (189 kg), mas ainda condizente com os números da R6 (190 kg). Isso provavelmente se deve aos incrementos na carroceria e na eletrônica que você lê a seguir.
A motocicleta recebeu um respeitável pacote eletrônico, que começa com uma Unidade de Medição Inercial de 5 eixos, o que possibilitou a instalação de um acelerador eletrônico. São cinco modos de pilotagem, controle de tração, de largada e antiwheelie, todos ajustados em vários estágios. A iluminação é toda de LED.
Tudo é visualizado em um novo painel digital TFT colorido, com opção de quatro modos de exibição e controlado por meio de botões no punho esquerdo. Um cronômetro de volta também está integrado, assimo como um quickshifter bidirecional, disponível como opcional, assim como um sistema sem chave (Keyless).
A carenagem dianteira foi otimizada aerodinamicamente. A entrada de ar central agora está localizada entre os faróis em forma de ranhura no nariz e os flancos foram equipados com pequenas asas para aumentar a força descendente na dianteira. O tanque de 18 litros foi abaixado em 10 milímetros.
Na ciclística, a CBR600RR monta garfos invertidos Showa Big Piston de 41mm na dianteira, com um amortecedor ajustável (Pró-Link) na traseira. Rodas e pneus tem as medidas padrão (120/70-17 na frente e 180/55-17 atrás). Um amortecedor de direção controlado eletronicamente também está instalado. A embreagem é deslizante.
Agora vem a parte ruim: sim, a nova CBR600RR estará disponível apenas no Japão a partir de setembro por ¥ 1.606.000 (nada menos do que R$ 80.300) com impostos incluídos. Europa e Estados Unidos também não irão recebê-la, não apenas por causa das leis de emissões, mas também pelo preço inviável até no primeiro mundo.
FICHA TÉCNICA | HONDA CBR600RR (2021) | |
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Motor | ||
Tipo: | 4 tempos, 4 em linha, DOHC, 16 válvulas, refrigerado a líquido, quatro válvulas por cilindro | |
Cilindrada do motor (cm³): | 599 cm³ | |
Diâmetro x curso (mm): | 67 x 42,5 | |
Taxa de compressão: | 12,2: 01 | |
Potência máxima: | 119,3 cv a 14.000 rpm | |
Torque máximo: | 64 Nm a 11.500 rpm | |
Alimentação: | PGM-DSFI | |
Tipo de embreagem: | Úmido, multi-disco | |
Tipo de transmissão: | 6 velocidades | |
Transmissão final: | Corrente | |
Chassis | ||
Tipo: | Dupla trave de alumínio | |
Suspensão dianteira: | Garfos invertidos Showa BPF | |
Suspensão traseira: | Unidade Pro-Link com amortecedor no braço oscilante | |
Roda da frente: | 120/70 R17 | |
Roda traseira: | 180/55 R17 | |
Freio dianteiro: | Disco duplo hidráulico | |
Freio traseiro: | Disco hidráulico | |
Pesos e dimensões | ||
Comprimento: | 2.030 mm | |
Largura: | 820 mm | |
Altura: | 1.140 mm | |
Distância entre eixos: | 1.375 mm | |
Altura do assento: | 820 mm | |
Peso vazio: | 194 kg | |
Tanque: | 18 litros |