A Honda Racing Corporation (HRC) apresentou essa semana a motocicleta para competir nas 8 Horas de Suzuka, a mais tradicional corrida de longa duração do motociclismo.
As edições de 2020 e 2021 tiveram que ser canceladas em decorrência da pandemia de coronavírus. Felizmente a 43º edição da corrida deve acontecer novamente em 7 de agosto mas, com o aumento no custos de transporte, a maioria das 45 equipes inscritas são do Japão mesmo.
Não que isso seja um problema, pois as 8 Horas de Suzuka costumam atrair a participação oficial das quatro grandes fábricas japonesas e é claro que a Honda é uma delas. A edição desse ano é importante para a marca da asa, já que a CBR está completando 30 anos de atividades.
Além disso, a última vitória da Honda nas 8 Horas de Suzuka aconteceram no já distante ano de 2014. De lá para cá só deu Yamaha e Kawasaki. A CBR1000RR-R, que passou por aperfeiçoamentos no fim do ano passado, será conduzida por Iker Lecuona, Tetsuta Nagashima e Takumi Takahashi.
E as coisas começaram bem para a Honda. Nos treinos livres que aconteceram em Suzuka essa semana, a equipe liderou o primeiro e o segundo dia, com o tempo de 2min06s232, na frente da YART Yamaha de Karel Hanika, Niccolò Canepa e Marvin Fritz e da Kawasaki de Jonathan Rea, Alex Lowes e Leon Haslam.