A Honda apresentou hoje (28), para o mercado europeu, uma versão modernizada do Super Cub, scooter que já vendeu mais de 100 milhões de unidades em seis décadas de produção. O modelo agora conta com modernidades, como injeção eletrônica e farol de LED.
Baseado na última atualização do Super Cub C110, muito popular entre os usuários corporativos do Sudeste Asiático, incluindo os Correios Japoneses, o modelo agora chama-se oficialmente C125 Super Cub graças principalmente aos aprimoramentos feitos em seu motor.
O propulsor refrigerado a ar agora conta com injeção eletrônica (PGM-FI) e duas válvulas (SOHC), cujo funcionamento geral foi suavizado graças ao uso de engrenagens helicoidais primárias e mancais de manivela de maior precisão.
Rolamentos foram adicionados ao tambor de câmbio para que a troca das quatro marchas ficassem mais leves. Borrachas também foram colocadas na alavanca e na embreagem para reduzir o ruído e o esforço na troca. São 9,5 cv a 7.500 rotações e 10,4 Nm de torque a 5.000 rpm.
O design manteve-se praticamente inalterado, com pequenas melhorias dos tempos modernos. É o caso da iluminação, que agora é inteiramente de LEDs e das rodas de alumínio diamantado, com um freio a disco ventilado na dianteira.
Para completar, a nova Super Cub C125 conta ainda com painel com informações digitais e chave que dispensa acionamento manual (Smart Key), bastando apenas aproximar-se do scooter para ligar a ignição. O sistema já está presente em diversos modelos maiores da Honda.
Assim como o primeiro modelo que deixou a linha de montagem em 1958, a nova Super Cub promete conquistar uma nova geração graças ao seu charme, praticidade e economia. A Honda garante que o scooter é capaz de percorrer 245 km com seu tanque de combustível de apenas 3,7 litros. Preço e disponibilidade, no entanto, ainda não foram anunciados.