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Honda apresenta Africa Twin 1100 2024 com diversas atualizações. Veja as fotos

Lucas Carioli 4 de outubro de 2023

A Honda apresentou hoje (4) o modelo 2024 da CRF1100L Africa Twin com diversas atualizações importantes a nível estético e técnico, como a adoção de uma roda dianteira de 19 polegadas, no caso da versão Adventure Sports.

A Africa Twin com roda de 21 polegadas está disponível em 2 versões.

Inspirada nas motos que competiam no Paris-Dakar nos anos 1980 e no próprio modelo antecessor, que vigorou entre 1989 e 2000, a atual Africa Twin foi apresentada em 2015 ainda como CRF1000L e já pode ser considerada uma pioneira no renascimento do segmento adventure.

A primeira atualização surgiu em 2018, quando foi adicionada a versão Adventure Sports, com um tanque de combustível maior, de 24 litros, um visual mais robusto e mais acessórios. A segunda geração chegou em 2020, quando passou a ser CRF1100L e contar com mais de 100 cv.

O modelo 2024 não chega a ser uma nova geração, mas recebeu uma remodelação significativa. A carenagem dianteira foi amplamente redesenhada e agora inclui um para-brisa ajustável em cinco posições feito de materiais ecológicos. Os painéis laterais também são todos novos.

O motor de dois cilindros em linha continua com 1.084 cm³ e potência máxima de 102 cv, ainda pouco para a categoria, mas o torque máximo é 7% maior (passou de 105 Nm para 112 Nm) e é entregue mais cedo, a 5.500 rpm em vez de 6.250 rpm anteriores.

Isto vem através de uma maior taxa de compressão (de 10,1:1 a 10,5:1), alterações no sincronismo das válvulas, nas portas de admissão e configurações da ECU, além de um novo escapamento. Nada de compressores ou injeção direta, como chegou a se especular.

As duas versões, standard e ES diferenciam-se basicamente no tipo de suspensão: ambas contam com rodas raiadas de 21 e 18 polegadas com pneus sem câmara, mas enquanto a primeira vem com suspensões Showa mecanicamente ajustáveis, a segunda possui um sistema eletrônico.

Chamado oficialmente de Showa EERA (Electronicaly Equipped Ride Adjustment), essa suspensão eletrônica oferece a possibilidade de ajustar a pré-carga do amortecedor mesmo em movimento. Além disso, a ES vem com punhos aquecidos e tomada 12 volts de série.

Liderado por uma IMU de seis eixos inerciais, o pacote eletrônico é bem completo, com 7 níveis de controle de tração, antiwheelie de 3 níveis, ABS em curvas de dois modos, quatro modos de condução (Tour, Urban, Gravel e Off-Road) e, claro, a opção do câmbio DCT.

O painel, uma tela TFT de 6,5 polegadas sensível ao toque, não sofreu alterações. É equipado com Apple Car Play, Android Auto e conectividade bluetooth. O controle de cruzeiro, embora ainda seja o convencional (nada de radares), vem de série.

Versão Adventure Sports

Agora, a versão Adventure Sports é melhor para o asfalto.

Mais modificações foram feitas na versão topo de linha, Adventure Sports, que ganha um caráter mais estradeiro e menos endurista, graças à nova roda dianteira de 19 polegadas, que substitui a anterior, de 21″. Além disso, o pneu é mais largo, 110/80-19, enquanto o anterior era 90/90-21.

A suspensão eletrônica Showa EERA vem de série, mas com calibrações próprias, sendo mais baixa (210 mm na dianteira e 200 mm na traseira), o que consequentemente deixou a moto mais baixa no geral, 220 mm em relação ao solo, ou seja, 30 mm a menos do que a versão anterior.

Há também um novo assento com almofada 15 mm mais espessa. O tanque de combustível é maior, de 24,8 litros, e tanto as manoplas com aquecimento, quanto o controle de cruzeiro e a tomada 12 volts vêm de série. O peso a líquido, com o câmbio DCT incluído chega a 253 kg.

As versões standard e ES vêm nas cores vermelha e preta e tricolor (azul branco e vermelho) da HRC, enquanto a Adventure Sports só está disponível em preto ou tricolor. As entregas nas concessionárias europeias começam em dezembro.

CRF1100L Africa Twin
CRF1100L Africa Twin
CRF1100L Africa Twin Adventure Sports
CRF1100L Africa Twin Adventure Sports
Tags: CRF1100L África Twin Honda Slider

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