Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

Informação de qualidade em duas rodas.

  • Notícias
    • Recall
    • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Honda apresenta a nova XR 300L Tornado no Festival Interlagos

Lucas Carioli 6 de junho de 2024

A Honda do Brasil confirmou a apresentação da nova XR 300L Tornado no Festival de Interlagos que começa hoje (6) no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. Derivada da Sahara 300, a motocicleta traz de volta o emblemático nome que marcou os anos 2000.

Produzida entre 2001 e 2008, a XR 250 Tornado original foi um tremendo sucesso em sua época, vendendo mais do que o dobro do que a sua principal concorrente, a Yamaha XT 225, mesmo sendo mais uma motocicleta mais cara também.

Isso se deve ao nível superior de tecnologia que a Tornado 250 trazia. O motor era o mesmo da CBX 250 Twister, um monocilíndrico de 249 cm³, com duplo comando (DOHC), quatro válvulas e refrigeração mista, do tipo ar/óleo. O painel era inteiramente digital e a suspensão tinha dois níveis de altura.



Isso forçou a Yamaha a desenvolver uma concorrente semelhante, a XTZ 250 Lander, apresentada em 2007, que trazia como diferenciais a injeção eletrônica (herdada da Fazer 250) e freio a disco na roda traseira, modelo que continuou praticamente inalterado até 2019.

Inesperadamente, a Honda decidiu encerrar a produção da Tornado 250, assim como a Falcon 400 em 2008 e disponibilizar uma moto que unisse o melhor das duas: a XRE 300. Decisão essa que dividiu o público, ainda que a moto continuasse a história de sucesso.

Tornado 250: deixou saudades.

Boa parte dos consumidores, por exemplo, queixaram-se por anos da ausência da Tornado 250, uma motocicleta muito mais Off-Road do que a XRE 300. Mas a Honda parece disposta agora a satisfazer essa clientela e o mesmo já havia sido feito no ano passado quando trouxeram de volta o nome Sahara.

O anúncio preliminar de hoje não dá nenhuma informação técnica, mas é bastante provável que a nova Tornado seja derivada da mesma Sahara 300, que conta com um motor monocilíndrico de 293 cm³ refrigerado a ar e rende 25,2 cv e 2,7 kgf.m de torque.



Conforme podemos ver pela imagem de capa, o para-lama dianteiro alto e o banco estreito são derivados da linha CRF 100% trail da marca e provavelmente o curso das suspensões também deve ser maior, assim como a sua altura em relação ao solo.

Preço e disponibilidade ainda não foram anunciados oficialmente, mas a Sahara 300 tem o preço de tabela (baseado em São Paulo/SP) listado em R$ 27.090, sem frete e seguro. A nova Tornado 300 deve girar em torno disso, talvez um pouco mais, pela menor escala de produção.

Tags: Slider

Continue Reading

Previous: KTM 1390 Adventure também deve vir com câmbio automático em setembro
Next: Yamaha confirma chegada da Ténéré 700 ao Brasil em 2025

Leia também

KTM vende divisão de carros esportivos para cervejaria belga
  • Notícias

KTM vende divisão de carros esportivos para cervejaria belga

20 de agosto de 2025
Harley-Davidson registra a maior queda em mais de 100 anos de história no Q1 de 2025
  • Notícias

Harley-Davidson registra a maior queda em mais de 100 anos de história no Q1 de 2025

14 de agosto de 2025
Na França, BMW R 1300 GS e F 900 GS ganham acabamento “Dark”
  • Notícias

Na França, BMW R 1300 GS e F 900 GS ganham acabamento “Dark”

12 de agosto de 2025

Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.