A Honda do Brasil confirmou a apresentação da nova XR 300L Tornado no Festival de Interlagos que começa hoje (6) no autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. Derivada da Sahara 300, a motocicleta traz de volta o emblemático nome que marcou os anos 2000.
Produzida entre 2001 e 2008, a XR 250 Tornado original foi um tremendo sucesso em sua época, vendendo mais do que o dobro do que a sua principal concorrente, a Yamaha XT 225, mesmo sendo mais uma motocicleta mais cara também.
Isso se deve ao nível superior de tecnologia que a Tornado 250 trazia. O motor era o mesmo da CBX 250 Twister, um monocilíndrico de 249 cm³, com duplo comando (DOHC), quatro válvulas e refrigeração mista, do tipo ar/óleo. O painel era inteiramente digital e a suspensão tinha dois níveis de altura.
Isso forçou a Yamaha a desenvolver uma concorrente semelhante, a XTZ 250 Lander, apresentada em 2007, que trazia como diferenciais a injeção eletrônica (herdada da Fazer 250) e freio a disco na roda traseira, modelo que continuou praticamente inalterado até 2019.
Inesperadamente, a Honda decidiu encerrar a produção da Tornado 250, assim como a Falcon 400 em 2008 e disponibilizar uma moto que unisse o melhor das duas: a XRE 300. Decisão essa que dividiu o público, ainda que a moto continuasse a história de sucesso.
Boa parte dos consumidores, por exemplo, queixaram-se por anos da ausência da Tornado 250, uma motocicleta muito mais Off-Road do que a XRE 300. Mas a Honda parece disposta agora a satisfazer essa clientela e o mesmo já havia sido feito no ano passado quando trouxeram de volta o nome Sahara.
O anúncio preliminar de hoje não dá nenhuma informação técnica, mas é bastante provável que a nova Tornado seja derivada da mesma Sahara 300, que conta com um motor monocilíndrico de 293 cm³ refrigerado a ar e rende 25,2 cv e 2,7 kgf.m de torque.
Conforme podemos ver pela imagem de capa, o para-lama dianteiro alto e o banco estreito são derivados da linha CRF 100% trail da marca e provavelmente o curso das suspensões também deve ser maior, assim como a sua altura em relação ao solo.
Preço e disponibilidade ainda não foram anunciados oficialmente, mas a Sahara 300 tem o preço de tabela (baseado em São Paulo/SP) listado em R$ 27.090, sem frete e seguro. A nova Tornado 300 deve girar em torno disso, talvez um pouco mais, pela menor escala de produção.