A Honda apresentou hoje (12) a linha 2017 da CB 650F e CBR 650F. As motocicletas receberam novos grafismos, com combinações tricolores que são exclusivas para o país e que remetem a escuderia de competições da Honda, o Team HRC.
A combinação tricolor com rodas douradas e a combinação vermelha e preta foram inspiradas nas motocicletas de competição e também são tons que trazem semelhança com as cores adotadas em motos esportivas de maior cilindrada da marca. Todo o desenvolvimento dos novos grafismos foi realizado no Brasil.
Outra novidade na linha 2017 foi o aprimoramento do sistema de controle de emissões de poluentes, deixando as duas versões em conformidade com a segunda fase do PROMOT 4. As alterações significaram a adição de um sistema de cânister, com filtro de carvão ativo para emissões evaporativas do tanque de combustível e aprimoramentos no sistema de catalisador.
Com as alterações, as emissões tiveram uma redução significativa, em gramas emitidas por quilômetro rodado: 42,7% no monóxido de carbono, 36,5% em hidrocarbonetos e 4,2% de óxido de nitrogênio. A quantidade de monóxido de carbono emitida em marcha lenta caiu pela metade.
Menos poluição, mesma potência
Apesar das alterações, o motor tetracilíndrico de 649 cm³ não perdeu potencia, permanecendo com 87 cv a 11.000 rpm e um torque de 6,4 kgf.m a 8.000 rpm. A taxa de compressão é de 11.4:1, com diâmetro x curso em 67 x 46mm. Fabricados com a tecnologia Computer Aided Engineering (CAE), trabalham agora de forma a minimizar o atrito graças à assimetria de suas saias, que reduz o contato com o interior do cilindro e garante uma melhor transferência de calor.
Concebida sob o mesmo conceito, a câmara de combustão também recebeu tratamento especial, com componentes revestidos em vanádio (tipo especial de aço inoxidável, formado pela combinação de diferentes ligas) para melhorar a performance. Pequenas fissuras para respiração na parede interna do cárter durante o movimento dos cilindros auxiliam na melhora do desempenho, reduzindo perda de força no bombeamento em rotações mais altas.
O motor traz ainda o sistema de indução que regula o fluxo de ar do motor. Sua função é melhorar o torque em acelerações mais bruscas. A injeção eletrônica PGMF-I de última geração, possui quatro sensores no corpo da borboleta, responsáveis por uma leitura mais precisa.
Na parte ciclística, o chassi de ambos é em aço e do tipo Diamond. A balança traseira é do tipo monochoque em alumínio fundido. Seu desenho apresenta uma forma curvilínea sobre o silenciador, à direita, sem utilização de solda. Totalmente ajustável e com curso de 43,5mm, permite sete estágios de configuração na pré-carga da mola.
As rodas são de 17 polegadas,com pneus 120/70-ZR17M/C na dianteira e 180/55-ZR17M/C na traseira. A suspensão de ambas apresenta garfo telescópico convencional de 41mm, com curso de 120mm na frente e monoamortecedor totalmente regulável atrás. Os freios são de discos duplos de 320 mm de diâmetro com cáliper duplo, ambas com ABS de série.
Os painéis dos dois modelos compartilham a mesma instrumentação, com indicação de velocímetro, tacômetro e relógio digitais, medidor gráfico de combustível, hodômetros parcial e total, além de avisos luminosos sobre o funcionamento elétrico dos componentes. Em ambas, o tanque de combustível tem capacidade de 17,3 litros.
Outro item presente nas duas motocicletas é o sistema H.I.S.S. (Honda Ignition Security System), que dificulta a possibilidade de furto ou roubo. Com essa tecnologia, somente a chave original pode acionar o motor por meio da leitura de um chip eletrônico.
Os preços públicos são: CB 650F R$ 37.000,00 e CBR 650F R$ 38.800,00 base estado de São Paulo, sem despesas com frete e seguro. Os modelos têm garantia de três anos + Honda Assistance, sem limite de quilometragem, que contempla resgate e assistência ao motociclista em todo o Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
CB650F
CBR650F