A Honda anunciou hoje (12) as primeiras imagens oficiais de sua nova big trail, que será lançada no final do ano. A marca japonesa confirmou que o modelo terá o renascimento do nome África Twin, clássica do off-road nos anos 80.
Evidências sobre o renascimento da África Twin são apuradas pelo Notícias Motociclísticas desde o final do ano passado, quando a Honda mostrou no Salão de Milão, na Itália um misterioso protótipo sujo de barro. O modelo não tinha quaisquer informações técnicas, apenas vinha acompanhado de um slogan “True Adventure”, indicando o caminho da marca.
A moto se chamará oficialmente CRF1000F África Twin e chegará às concessionárias no final de 2015, bem mais cedo do que a expectativa inicial. Embora as imagens sejam apenas teasers, mostrando pouca coisa, já sabemos algumas características do modelo, que serão:
- Motor de 1000 cm³, com dois cilindros paralelos
- Real capacidade para andar no Off-Road
- Transmissão com dupla embreagem (opcional)
- Rodas raiadas
Tecnologia e total disposição para enfrentar todos os terrenos
A moto será fortemente influenciada pela CRF450 Rally, modelo que compete atualmente no Rali Dakar. O guidão é propositalmente alto, com barras de proteção de série, enquanto as pedaleiras são do estilo “garra de urso”, mas que terão uma cobertura de borracha removível, para amenizar as vibrações.
O real compromisso com o Off-Road vem de dois indícios: o uso da sigla CRF (ao contrário da mais urbana NX, por exemplo) e as rodas raiadas, que são melhores para superfícies irregulares. Os pneus serão do tipo “todo-terreno”. Sobre o painel (totalmente digital), haverá suportes para instrumentos de navegação.
O motor de dois cilindros paralelos será diferente do original (que era em V). Apesar de algumas possíveis reclamações dos mais nostálgicos, a configuração traz vantagens, como um menor custo de produção, uma maior flexibilização de plataforma, mais espaço para trabalhar no design e maior facilidade de manutenção.
A CRF 1000F África Twin será o primeiro modelo Off-Road da marca à contar com Transmissão de Dupla Embraiagem (DCT). O sistema permite que um módulo eletrônico passe as marchas sozinho ou o condutor o faça, através de um botão. Bem aceito pelo público desde que surgiu na Honda VFR 1200F em 2010, o sistema receberá atualizações específicas para a África Twin, dando a possibilidade ao piloto de apenas frear e acelear a moto, o que em terrenos instáveis como lama e areia é uma grande vantagem.
Uma rica história nos Ralis
A origem do nome África Twin vem do sucesso da NXR750V nas longas planícies africanas do Rali Dakar. Com ela, Cyril Neveu venceu duas edições da lendária prova, em 1986 e 1987. Com um modelo atualizado para 800cc, Edi Orioli e Gilles Lalay repetiram a dose em 1988 e 1989, fazendo com que a Honda lançasse uma versão para as ruas.
A primeira versão foi a XRV650, que durou dois anos. Em 1991, nasceu a XRV750, uma moto que iria ficar em produção (com duas atualizações) até 2003. Exibindo sempre muita robustez e confiabilidade, a big-trail também acabou se tornando um sucesso de vendas, deixando uma legião de fãs até hoje.
É esse DNA vitorioso que a Honda quer resgatar com a CRF1000F, aproveitando o peso de sua história para concorrer com a BMW R 1200 GS, KTM 1190, Triumph Tiger Explorer e Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré (sua rival desde os anos 80). Em seu catálogo atual, a Honda conta apenas com a XL 700V Transalp para enfrentá-las.