A Honda do Brasil anunciou hoje (4) a linha 2023 da Africa Twin 1100. Mas a maior novidade é a produção local do câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) que deve implementado em mais modelos a partir de agora.
Em 2023, a Africa Twin será oferecida em quatro versões que se diferenciam pela capacidade do reservatório de combustível e pelo tipo de câmbio, que pode ser convencional ou DCT, sistema de duas embreagens em que o piloto pode optar por trocas automáticas ou através de botões no guidão.
Inaugurado na Honda VFR1200F em 2011, o câmbio DCT dividiu opiniões por muitos anos no Brasil. Na Europa, no entanto, o seu sucesso foi imediato, tanto que foi implementado na NC750X, X-ADV, Forza 750 e a própria Africa Twin. Sua montagem era feita exclusivamente no Japão.
Agora, entretanto, a situação começou a mudar e a montagem também vai ser feita nas instalações da Honda em Manaus, o que confirma o elevado padrão tecnológico da fabrica brasileira. A introdução deve aumentar o volume de produção e popularizar de vez o seu uso por aqui.
Atualizada em 2020, a Africa Twin 1100 permanece sem alterações desde então. A motocicleta será oferecida nas cores preto fosco ou branco dependendo da versão e os preços partem de R$ 81.100,00. A disponibilidade nas concessionárias está prevista para final de janeiro.
Os preços sugeridos (base DF) e cores disponíveis são as seguintes:
- Honda CRF 1100L Africa Twin (preto fosco ou branco): R$ 81.100,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin DCT (preto fosco ou branco): R$ 88.100,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES (branco): R$ 102.130,00
- Honda CRF 1100L Africa Twin Adventure Sports ES DCT (branco): R$ 109.130,00