A Honda do Brasil anunciou hoje (28) a chegada às concessionárias da marca no País da nova CBR1000RR Fireblade, que no modelo 2019 recebeu algumas atualizações importantes na parte eletrônica.
Apresentada no Salão de Milão do ano passado, a renovada superbike passa a contar com um novo Wheelie Control, que atua de forma separada do Controle de Torque (HSTC) e permite ao piloto escolher um grau de ação baixo do HSTC para utilizar a derrapagem controlada como instrumento de performance.
Na versão anterior da Fireblade, o Weelie Control trabalhava em conjunto ao HSTC e, na hipótese de deixar em grau baixo o HSTC implicava no levantamento exagerado da roda dianteira em aceleração, o que com a separação dos comandos não mais ocorre.
A motocicleta também recebeu uma alteração na versão 2019 do ABS, que otimiza sua atuação em freadas extremas, reduzindo sua atuação e melhorando estabilidade e performance. Através de uma IMU de cinco eixos inerciais, o modulador do sistema também ajusta a força de frenagem de acordo com o ângulo de inclinação.
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Igualmente revisto, os modos de pilotagem são divididos em dois grupos. O primeiro é mais voltado para a estrada e conta com três submodos: Street, Circuit e Mechanic, cada um com as informações mais relevantes para cada função específica. O segundo é para a utilização em pistas de corrida com as opções Track (1), Winding (2) e Street (3) que oferecem diferentes combinações do HSTC, potência do motor e nível de freio motor.
O modo de pilotagem 1 (Track) dá potência total, com resposta linear do acelerador, baixa intervenção HSTC e EB. O modo 2 (Winding) controla a saída da primeira para a terceira marcha, com um aumento de potência bastante moderado, HSTC médio e EB forte. O modo 3 (Street) controla a saída da primeira à quarta marcha, com aumento de potência moderado, HSTC alto e EB forte.
Em cada grupo há modos USER, em que todos os parâmetros podem ser combinados e ajustados livremente. Os modos de pilotagem e o HSTC são visualizados através de um painel digital de TFT e podem ser alterados durante a condução com o interruptor no punho esquerdo.
No mais, a CBR1000RR Fireblade permaneceu inalterada, contendo o mesmo quadro em dupla trave de alumínio e motor de 999,3 cm³ com quatro cilindros em linha apresentados em 2016. A potência é de 191,7 cv a 13.000 rpm, e 11,82 kgf.m de torque a 11.000 rpm. São 183 kg para a Fireblade e 182 kg para a versão SP. A diferença acontece pelo tanque em titânio que equipa a versão mais cara.
As duas versões se diferenciam ainda nos equipamentos ciclísticos que contém. Enquanto a versão standard vem com suspensão Showa e freios Tokico, a SP conta com pinças Brembo e garfos Öhlins NIX30 de 43 mm na dianteira e amortecedor TTX3 na traseira.
A Honda CBR 1000RR Fireblade standard será oferecida apenas na cor vermelha por R$ 71.390,00, enquanto que a versão SP tricolor parte de R$ 81.590,00. No exterior existe ainda uma opção preta. Os preços tem como base o Estado de São Paulo e não incluem despesas extras com frete e seguro.