A Honda anunciou hoje (6) na abertura do Salão Duas Rodas de São Paulo (SP) que a novíssima CRF 1000L África Twin será trazida ao Brasil em 2016. A montadora líder também revelou a chegada do scooter SH 300i, além do renascimento da Twister, que aposenta a CB 300.
As informações foram divulgadas na manhã desta terça feira (6) durante coletiva de imprensa da marca no Salão Duas Rodas, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Com um conjunto imponente e um DNA esportivo, a nova bigtrail será fabricada em Manaus (AM) e promete se tornar referência também para uma nova geração de motociclistas fãs da categoria.
Apresentada como protótipo ao mercado europeu em julho último, a CRF 1000L Africa Twin tem um conjunto totalmente novo, com projeto que resgatou o nome, principais características consagradas e estilo de sua antecessora no passado. O modelo chegará ao Brasil com a missão de enfrentar a lendária BMW R 1200 GS e principalmente a Yamaha XTZ 1200 Super Ténéré dentro de seu segmento. A big trail será a nova representante da Honda para o mercado on/off-road de alta cilindrada no Brasil.
Para sua comercialização no Brasil, o modelo deverá utilizar a mesma base da versão apresentada na Europa. O chassi será de aço com berço semi-duplo, suspensões dianteiras invertidas e traseira do tipo monoamortecida, com possibilidade de ajustes na pré-carga da mola. Os freios serão a disco (duplo na dianteira e simples na traseira) com ABS. O motor utilizará um sistema bicilíndrico com 998cm³ de capacidade volumétrica, comando Unicam, quatro válvulas e virabrequim de 270º.
Integrante da categoria bigtrail, a nova Honda CRF 1000L Africa Twin será comercializada a partir do próximo ano em toda a rede de concessionárias no país. Cores e versões disponíveis serão divulgadas oportunamente, no início de sua produção na fábrica de Manaus (AM).
Renascimento da Twister e “morte” da CB 300
Ainda mais surpreendente que a chegada da África Twin, foi a volta do nome Twister, em um projeto totalmente novo e voltado para o mercado nacional. A Honda preferiu por não nacionalizar a CB 300F com refrigeração líquida disponível no exterior, criando um novo modelo totalmente do zero, com custos mais em conta. A trail XRE 300 segue sendo produzida normalmente.
Rebatizada apenas como “CB Twister”, a nova motocicleta possui um motor menor, de 249,5 cm³, desenvolvido em parceria pelos departamentos de engenharia do Brasil e Japão. Sua concepção mecânica teve como premissa a praticidade e a eficiência, além de adequações às normas de emissão de poluentes que vigoram no Brasil a partir de 2016 com a segunda fase do Promot 4.
A potência é de 22,4cv a 7.500 rpm quando o modelo é abastecido com gasolina e 22,6 cv a 7.500 rpm com etanol. O torque é o de 2,28kgf.m a 6.000 rpm. São praticamente quatro cavalos à menos que a CB 300, porém dois a mais que na rival direta, Yamaha YS 250 Fazer.
As linhas gerais são modernas e em total sintonia com suas irmãs maiores, CB 500F e CB 650F, com grandes aletas nas laterais do tanque, que tem capacidade para 16,5 litros de combustível. O painel, do estilo “blackout” é totalmente digital e conta com indicadores como tacômetro, velocímetro, hodômetro total e parcial, relógio marcador de nível de combustível, além de luzes de injeção eletrônica, neutro, farol alto e sinalizadores.
O chassi é do tipo diamante, produzido em tubos de aço com dupla trave. A suspensão dianteira possui garfo telescópico, com curso de 130 mm. A traseira do tipo “pro-link” traz um inédito e exclusivo amortecedor com mola dupla de 35/108 mm de curso, que garante maior leveza e resultados únicos em segurança e absorção de impactos. Os freios são a disco de 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira, com versão disponível com sistema ABS.
As rodas são de liga leve e as medidas dos pneus são 110/70R-17 na dianteira e 140/70R-17 na traseira. O escape em menor dimensão está levemente inclinado, o que reforça ainda mais o apelo esportivo do modelo. Na traseira, a CB Twister traz também um novo suporte de placa e alças para o garupa em alumínio.
A CB Twister estará disponível nas concessionárias de motocicletas Honda de todo o país até o final deste mês (outubro) e será oferecida nas cores: preto sólido; vermelha e branca perolizada (versão sem ABS); e na cor vermelha perolizada para a versão com freios ABS.
Os preços públicos sugeridos são R$ 13.050,00 (sem ABS) e R$ 14.550,00 (com ABS), com base no Estado de São Paulo e não incluem despesas com frete e seguro. A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem, com fornecimento gratuito de óleo em sete revisões.
SH 300i, o primeiro scooter médio da Honda no Brasil
Com um conjunto que mescla alta tecnologia e estilo clássico, a nova SH 300i irá marcar a estreia da Honda no segmento de scooters de média cilindrada no Brasil a partir do ano que vem, quando inicia sua comercialização. Oferecida em versão única com sistema de freios a disco com C-ABS, o modelo será produzido na fábrica de Manaus (AM) e reúne tecnologia e estilos marcantes para um público exigente.
Na Itália, a SH300i é uma das scooters líderes em vendas em sua categoria. Aliás, a linha SH é um sucesso da Honda na Europa, onde acumula mais de um milhão de unidades comercializadas ao longo de 30 anos de mercado, iniciado em 1984 com o lançamento da SH50.
Ideal para trajetos urbanos, suas linhas privilegiam a praticidade e trazem um toque de estilo vintage e elegância durante os deslocamentos. Na frente, o conjunto óptico tem farol com lâmpadas em LED fixado em uma semicarenagem junto ao guidão. Logo abaixo está a luz diurna de posição e as setas também em LED, embutidas à carenagem frontal.
Uma novidade inédita no mercado brasileiro, presente na SH 300i, é a tecnologia Honda Smart Key. Trata-se de um sistema que ativa a ignição e a abertura do banco quando o proprietário se encontra a dois metros de distância da scooter, além de possibilitar o acionamento do motor apenas com a proximidade da chave.
Um dos pontos de destaque da SH 300i é a ciclística, caracterizada por unir um chassi (tipo underbone) de piso plano e rodas de maiores dimensões com elevada eficiência, onde o grande benefício é o conforto e a agilidade. O espaço do vão central, aliado ao banco em dois níveis, permite uma excelente ergonomia e posição de pilotagem bem confortável no uso diário. As rodas são de 16 polegadas
O motor é um monocilíndrico de 279,1cm³ SOHC, de 4 válvulas, com arrefecimento a líquido e injeção eletrônica PGM-FI. O câmbio é automático CVT (Honda V-Matic), com a transmissão final feita por correia dentada. A suspensão dianteira possui garfo telescópico e a traseira, bichoque.
A Honda SH 300i tem projeção de vendas estipulada em 1.500 unidades/ano no Brasil. O modelo será disponibilizado na rede Honda Dream em versão única (C-ABS) nas cores cinza metálico e branco. A garantia será de três anos, sem limite de quilometragem. Mais informações e detalhes técnicos serão divulgados posteriormente, no inicio de sua comercialização no mercado, a partir de 2016.
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