A Honda anunciou hoje (19) que vai disponibilizar no Brasil a última versão da CBR1000RR-R Fireblade que, além de conter alguns aprimoramentos mecânicos, comemora os 30 anos do primeiro modelo lançado em 1992.
Apresentada no Salão de Milão de 2021, a Fireblade contém revisões sugeridas pelos pilotos oficiais da marca do Mundial de Superbike. O motor de quatro cilindros em linha e 998 cm³ permaneceu praticamente o mesmo, mas teve a taxa de compressão elevada de 13,2 para 13,4: 1.
O fluxo para o filtro de ar passa agora através de entradas mais estreitas e por três funis de admissão, com os canais 2 e 3 quinze milímetros mais curtos. O escapamento tem uma nova seção intermediária para controlar os gases. São 216 cv a 14.500 rpm e 11,4 kgf.m a 12.500 rpm.
No chassi, os ajustes se concentraram em melhorar a direção e a aceleração no meio da curva. A coroa da transmissão passou de 40 para 43 dentes, o que deixou a motocicleta mais ágil. O controle de tração está mais suave e intuitivo, reduzindo o tempo de intervenção.
Como de praxe, a versão SP tem especificações mais altas, como suspensões Öhlins semi-ativas e pinças de freios Brembo Stylema de 4 pistões. É essa que conta com uma edição limitada de 30 anos e pintura exclusiva desenhada por Hiroaki Tsukui, o mesmo que desenhou a primeira de 1992.
No Brasil, apenas a CBR1000RR-R SP estará disponível a partir de fevereiro em duas opções: a tradicional tricolor (cores da HRC) por R$ 193.500,00 e a “30th Anniversary”, que vem com o número de série gravado na mesa superior da suspensão dianteira e outros detalhes exclusivos por R$ 198.500,00.